UM OLHAR PARA O FOLCLORE BRASILEIRO: A VALORIZAÇÃO DE LENDAS E TRADIÇÕES DO NOSSO POVO

Autores

  • Ana Flávia Mascarello
  • Larissa Tassoneiro
  • Laura Vitória Giana da Silva
  • Dirce Welchen
  • Jaíne Lorivânia Neckel da Silva Unoesc

Resumo

Introdução: O presente estudo dialoga com a diversidade cultural, no que se diz respeito à multiplicidade de
expressões, tradições e modos de vida que produzem cultura. Ao discutirmos essa temática, tratamos da
importância do trabalho pedagógico como ampliação de conhecimento e experiências em torno do folclore
brasileiro. Objetivo: Analisar como as práticas pedagógicas podem promover situações de aprendizagem e
valorização da manifestação cultural popular brasileira no Ensino Fundamental. Método: A pesquisa em tela é de
cunho qualitativo com revisão bibliográfica e compreende uma pesquisa de campo na escola da rede pública de
Coronel Freitas/SC. Para a coleta de dados, foram estruturadas perguntas direcionadas para as crianças do 1° ano
dos anos iniciais do Ensino Fundamental, contendo o total de 18 crianças, e foram feitas as perguntas com apenas
10, buscando compreender quais são as vivências das crianças em relação aos temas folclóricos. Como também
foi proporcionado uma atividade lúdica, com uma reflexão em torno da importância das lendas e tradições
existentes em nossa cultura. Resultados: Com as coletas de dados, foi possível compreender que o trabalho
pedagógico em torno de lendas e tradições brasileiras, promove experiências diversificadas e interações com o
novo, possibilitando assim que as crianças ampliem seus conhecimentos, repertórios de criação e principalmente o
respeito com a pluralidade de culturas. Neste contexto, as crianças demonstram grande curiosidade e interesse em
conhecer as histórias, cantigas e os personagens que fazem parte da cultura popular. Com o momento de roda de
conversa, os personagens mais citados pelos alunos foram o Saci, Boto Cor-de-Rosa, Mula sem cabeça, Curupira e
a Yara. Conclusão: Ao considerar a riqueza das experiências com folclore brasileiro, é importante destacar que é
através da elaboração de práticas pedagógicas com olhar sensível, com momentos de investigação e reflexão
sobre a riqueza do folclore brasileiro, garantimos o direito de aprendizagem das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Flávia Mascarello, A., Tassoneiro, L., Vitória Giana da Silva, L., Welchen, D., & Lorivânia Neckel da Silva, J. (2023). UM OLHAR PARA O FOLCLORE BRASILEIRO: A VALORIZAÇÃO DE LENDAS E TRADIÇÕES DO NOSSO POVO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33985. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33985

Edição

Seção

Campus Chapecó

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>