MULTICULTURALISMO NA ESCOLA: A DIVERSIDADE CULTURAL ENCONTRA LUGAR DE ACOLHIMENTO E RESPEITO?
Resumo
O artigo tem como tema as diversidades culturais no ambiente escolar, que representam um conjunto de culturas distintas. Será abordado o multiculturalismo que é uma consequência dessas miscigenações, nas quais construíram as culturas que temos hoje no Brasil. Entende-se que a escola é um ambiente, que deve acolher os alunos estrangeiros, oferecendo todo o apoio necessário. O objetivo geral consiste em discutir as divergências culturais que são enfrentadas por imigrantes, dentro do ambiente escolar. São objetivos específicos compreender a educação como um espaço em que as contradições sociais se manifestam; observar as particularidades dos indivíduos referentes à estrutura biológica, social e cultural; identificar em quais contextos a cultura se manifesta; e verificar as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes dentro do ambiente escolar. Os procedimentos metodológicos adotados na presente pesquisa têm como ênfase a abordagem qualitativa, utilizando para a coleta de dados a revisão bibliográfica e documental. Entre os principais resultados, evidenciaram-se que as principais divergências que os imigrantes encontram dentro da escola está relacionada a comunicação, pois por conta da nova língua, enfrentam dificuldades ao se relacionar com os professores e colegas, principalmente por não entender os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, por não ser investido em diálogo, explicações detalhadas dos conteúdos, atividades culturais, engajamento das famílias, entre outros. Destacou-se que foram criados leis e programas, mas que ainda assim não abrangem todos os imigrantes inseridos no ambiente escolar. Dessa forma, concluiu-se que são necessárias mudanças no âmbito escolar, visto que é importante os educadores introduzir essas diversidades nos planejamentos didáticos e promover atividades que auxiliem esses imigrantes em seu aprendizado.