EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS EM UMA UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA
Resumo
Introdução: O artigo tem como tema a educação ambiental inserida na formação de pedagogos de uma
instituição de ensino superior de Santa Catarina. Por meio de pesquisa documental, será esclarecido como o
conteúdo é trabalhado em sala de aula. Serão identificadas ementas de componentes curriculares referentes ao
assunto e ainda, entrevistas com os professores responsáveis pelos componentes reconhecidos. Objetivo: O
objetivo geral desta pesquisa é apresentar uma análise sobre como é trabalhada a educação ambiental na
formação de pedagogos da instituição de ensino. São objetivos específicos: identificar, em conversa com a
Coordenação, como e em quais componentes Educação Ambiental aparece em suas ementas; realizar pesquisa
de campo com os professores em cuja ementa aparece Educação ambiental, a fim de identificar o método
utilizado por eles para desenvolver o conteúdo. Método: No primeiro momento, a pesquisadora conversou com a
coordenadora com o propósito de identificar os componentes relacionados à Educação Ambiental em sua
ementa, para, na sequência, enviar um questionário contendo três perguntas a cada um dos professores para
entender a forma como trabalham o tema no seu componente. Além da técnica documental, a autora usou a
bibliográfica, com abordagem qualitativa. Em relação aos resultados, a pesquisadora constatou que em cinco
componentes os acadêmicos têm a oportunidade de receber introdução à Educação Ambiental, são eles: Teoria
e Práticas de História, Teoria e Práticas de Geografia, Teoria e Práticas de Ciências, Práticas de Ensino e Pesquisa da
Educação I e Práticas de Ensino e Pesquisa da Educação II. Resultados: Quanto aos resultados da pesquisa com os
professores entrevistados, a pesquisadora observou nas respostas que a educação ambiental é abordada e
implementada, sim, na graduação analisada, mas sua presença é encontrada nos componentes de maneira muito
subjetiva. Por essa razão, a finalidade de um tema tão atual - e urgente - não é atingida amplamente. Percebe-se
que dos cinco componentes identificados, apenas um, Teoria e Práticas de Ciências, atende de forma abrangente
a demanda educação ambiental. Já nos outros quatro componentes identificados, o tema é tratado de forma
transversal, talvez porque, nesses componentes, o tema seja posto para desenvolvimento de pesquisa. Conclusão:
Dessa forma, concluiu-se que são necessárias mudanças curriculares, no curso de pedagogia da instituição em
estudo, em virtude de se tratar de uma nova geração de professores que precisarão de competências necessárias
para abordar questões ambientais complexas e importantes.