PRÁTICA INVESTIGATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS PEQUENOS ANIMAIS DE JARDIM
Resumo
Introdução: O trabalho aborda uma prática investigativa realizada na Educação Infantil, com crianças de 3 a 4
anos, tendo como tema os pequenos animais de jardim, com os quais se buscou envolvê-las em processos de
descobertas e aprendizados, promovendo a curiosidade, a investigação e o pensamento crítico. A pesquisa é
importante, uma vez que se alinha às pesquisas de Montessori nas quais enfatiza que a prática pedagógica deve
consistir em auxiliar as crianças a alcançar sua independência, ensinando-as a serem autossuficientes e com suas
habilidades desenvolvidas. A atividade envolveu observação, experimentação e criação artística. Objetivo: O
objetivo geral consiste em promover o conhecimento sobre os pequenos animais de jardim e seu habitat,
desenvolvendo habilidades de observação e investigação cinética. São objetivos específicos: estimular a
curiosidade e capacidade de observação; promover a interação e a cooperação entre as crianças durante as
atividades; e incentivar a reflexão e a formulação de hipóteses nas observações realizadas. Método: Os
procedimentos metodológicos adotados na presente pesquisa têm como ênfase a abordagem qualitativa,
utilizando para a coleta de dados a revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Resultados: Entre os principais
resultados, evidenciou-se que a prática investigativa valorizou a curiosidade natural das crianças, estimulando-as a
formular perguntas e a buscar respostas através da exploração; além disso, houve melhora na socialização e
cooperação no trabalho em equipe, principalmente por engajá-las a construir um aprendizado essencial para a
sua formação, visto que os infantes perceberam que existem diferentes espécies habitando o jardim, aprenderam
sobre suas características, hábitos alimentares e também sobre seus papéis no ecossistema. Conclusão:
Concluiu-se que essa prática foi enriquecedora, destacando a importância de práticas que valorizem a
curiosidade, a exploração ativa do ambiente