IMPACTOS DA PANDEMIA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA LITERATURA
Resumo
Introdução: Estudos realizados no período de isolamento social demonstraram que, em termos de saúde mental, os
adolescentes e jovens se mostraram tristes, ansiosos, impotentes, sobrecarregados, impacientes e entediados. Nesse
sentido, a escola, enquanto instituição social, é corresponsável no desenvolvimento de novas práticas
pedagógicas que visem a promoção da convivência entre os alunos e sobretudo, de acolhimento e suporte à
saúde mental desse público. Objetivo: Verificar as mudanças provocadas pela Covid-19 no contexto escolar e os
desafios enfrentados pelos profissionais de educação no que diz respeito a promoção da convivência no retorno as
aulas presenciais. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão narrativa da literatura. Desta
forma, a partir do objetivo da pesquisa, delimitamos o campo do conhecimento científico em duas bases de
dados, a saber: Scielo e Portal de Periódicos CAPES. O Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES foi testado, mas
no momento da pesquisa não localizamos nenhum trabalho publicado. Utilizamos os seguintes descritores: Par de
descritor 1: convivência escolar AND pandemia; Par de descritor 2: convivência escolar AND pós-pandemia.
Selecionamos os idiomas: Inglês, Espanhol e Português, no recorte temporal: 2020 a 2023. Foram localizados 65
trabalhos, os quais foram submetidos ao processo de elegibilidade da pesquisa através da aplicação de critérios de
inclusão, sendo assim, 12 estudos foram selecionados para compor nossa amostra. Resultados: A partir do
processo de análise dos dados foram organizadas as seguintes categorias: i) Principais desafios enfrentados pelos
professores para promover a convivência escolar; ii) Possibilidades de relações interpessoais no ambiente escolar no
período pós-pandemia; iii) A desigualdade social em tempos de pandemia. Conclusão: Entre os principais desafios
enfrentados pelos professores para promover a convivência escolar no retorno as aulas presenciais, destaca-se: a
lacuna do processo de aprendizagem criada pela pandemia, especialmente nos estudantes que não possuíam em
suas casas recursos tecnológicos para acompanhar as aulas; dificuldades de relacionamento interpessoal; a
necessidade de ampliar os cuidados acerca da saúde mental de discentes e docentes, por meio do
fortalecimento dos laços de amizade, empatia e respeito consigo e com o outro, viabilizado por rodas de conversa
e abertura de espaço-tempo para ouvir alunos e professores.