PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DE PSICÓLOGOS QUE ATUAM NO CREAS DE DOIS MUNICÍPIOS LOCALIZADOS MEIO-OESTE CATARINENSE
Resumo
Introdução: Na contemporaneidade, a Psicologia registrou um processo de expansão para os mais diversos locais,
regiões e campos de atuação, especialmente, no que se refere ao contexto das políticas públicas. A partir do ano
de 2011, a inserção da Psicologia na política de Assistência Social passou a ser obrigatória em todos os níveis de
proteção social incluindo Centro de Referência Especializado de Assistência Social No entanto, o que se observa
entre as pesquisas científicas é que a prática dos psicólogos nesse setor público vem sendo construída no quefazer
cotidiano desse profissional. Objetivo: analisar as percepções dos profissionais de psicologia sobre suas práticas
profissionais no contexto psicossocial do CREAS Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Os
dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com cinco psicólogos que atuam no
contexto do CREAS de dois municípios localizados no meio-oeste catarinense, esse instrumento de coleta de dados
contou com perguntas norteadoras que visaram apreender informações referentes às atividades desempenhadas
pelos profissionais de psicologia no CREAS; os desafios enfrentados por eles; suas perspectivas na atuação e as
possibilidades de atuação junto as políticas públicas. A análise dos dados foi feita através da técnica de análise
categorial. Resultados: Durante o processo de análise emergiram três categorias analíticas, a saber: i) tarefas
realizadas pelos psicólogos no âmbito do CREAS; ii) obstáculos na prática profissional dos psicólogos no contexto do
CREAS; iii) oportunidades de intervenção por parte dos psicólogos no CREAS Conclusão: Observamos que as
atividades citadas pelos participantes da pesquisa estão em consonância com as orientações do conselho Federal
de Psicologia, contudo, foi possível observar que o papel do psicólogo no contexto de investigação desta pesquisa
está em construção, ou seja, o processo de ação-reflexão-ação pode ser influenciado tanto pela formação in