IMPACTOS DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS VINCULADAS À CRE DE JOAÇABA, SC

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Resumo

Introdução: O tema das violências no contexto educacional vem chamando a atenção de pesquisadores e
demais profissionais, especialmente por se tratar de um fenômeno complexo e plural. Suas diversas manifestações
impactam diretamente o cotidiano das pessoas que fazem parte da escola, professores, funcionários, alunos,
famílias e comunidade. Entre os principais impactos causados pelas violências no contexto escolar, destacamos a
inviabilização do processo de socialização, pois podem causar constrangimento, medo, baixa autoestima, evasão
escolar, isolamento, desinteresse pelos estudos. Diante desses indicativos, evidenciamos a importância oferecer aos
profissionais da educação, recursos teórico-metodológicos sobre essa temática, os quais poderão, por meio de suas
práticas pedagógicas, promover o enfrentamento e prevenção dessas situações. Objetivo: Analisar de que forma
um programa de formação continuada de professores, pode impactar no enfrentamento das violências presentes
no cotidiano escola. Método: Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, do tipo descritiva. A
presente pesquisa iniciou-se em 2021, quando foi idealizado, por meio de uma pesquisa de tese de doutorado, um
programa de formação continuada para 46 professores que integram o quadro de profissionais vinculados às 24
escolas que fazem parte da Coordenadoria Regional de Joaçaba (CRE). A coleta de dados foi constituída em
quatro etapas, a saber: aprovação da pesquisa junto ao Comitê de Ética da Unoesc; ii) aplicação de um
instrumento de diagnóstico; iii) programa de formação continuada; iv) avaliação do programa de formação.
Resultados: A intervenção promoveu a multiplicação dos saberes, de acordo com a avaliação dos participantes, a
possibilidade da formação em serviço auxiliou na mudança de comportamentos profissionais frente às situações de
violências presentes no cotidiano escolar. Conclusão: O trabalho realizado enfatizou a necessidade da criação de
políticas públicas educacionais voltadas para a formação permanente dos professores afim de possibilitar o
reconhecimento, acompanhamento e avaliação das demandas escolares no que se refere à dinâmica das
violências.

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Biografia do Autor

Rafaela Passarin, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Estudante do curso de Psicologia da Unoesc.

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Passarin, R., & Tessaro, M. (2023). IMPACTOS DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS VINCULADAS À CRE DE JOAÇABA, SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33130. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33130

Edição

Seção

Campus Joaçaba

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