DIVERSIDADE SEXUAL: NECESSIDADE DE DIÁLOGO NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Daiana Soares Rodrigues
  • Géssica Kottwitz Unoesc
  • Sabrina Noronha de Freitas
  • Jaíne Lorivânia Neckel da Silva
  • Dirce Welchen

Resumo

O estudo tem por temática a diversidade sexual nas escolas. Como esse assunto tem gerado muito preconceito, por falta de conhecimento, é um desafio enfrentá-lo no ambiente escolar. Por isso, é importante que faça parte de temas discutidos na formação docente, a fim de que professores e gestores saibam lidar melhor com questões relacionadas à diversidade sexual. Tem como objetivo geral, evidenciar os desafios encontrados nas instituições de ensino em relação à diversidade sexual, bem como pesquisar sobre como a escola lida em relação aos alunos LGBTQIAPN+ em termos de espaço, organização e diálogo sobre o assunto. São objetivos específicos discutir sobre como as políticas públicas tratam da diversidade sexual; e verificar as dificuldades existentes na formação do profissional da educação no tocante à diversidade sexual. O procedimento metodológico presente neste estudo se organiza pela abordagem qualitativa, com cunho de revisão bibliográfica e contempla a pesquisa de campo, por meio de entrevista com a gestora da escola EEB Marechal Bormann, do município de Chapecó/SC. Buscamos inferir a importância do debate em torno da diversidade sexual dentro do âmbito escolar. Resultados: à luz do referencial teórico, foi possível compreender que a escola, os profissionais e as famílias, precisam estabelecer uma relação de diálogo, pois ambos têm papel fundamental para orientar as crianças e jovens. Neste contexto, com a experiência da entrevista, os profissionais relataram sobre a necessidade dessa discussão com atividades direcionadas, para que os alunos possam estar preparados para lidar com situações que envolvam a diversidade de identidade e gênero, com tolerância e respeito. Com a observação realizada, foi possível perceber que não é empreendido na escola, movimentos de debate em relação ao assunto, assim como, treinamento e orientação para a equipe pedagógica. Compreendemos que ao trabalhar a diversidade sexual contribui para educação de uma sociedade menos preconceituosa e livre de condutas discriminatórias.

 

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Soares Rodrigues, D., Kottwitz, G., Noronha de Freitas, S., Neckel da Silva, J. L., & Welchen, D. (2023). DIVERSIDADE SEXUAL: NECESSIDADE DE DIÁLOGO NO ÂMBITO ESCOLAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33716. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33716

Edição

Seção

Campus Chapecó

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