VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES EM NEUROPSICOLOGIA ESCOLAR: OBSERVATÓRIO DA APRENDIZAGEM (OBA)

Autores

  • Ana Carolina Marsango
  • Amanda Victória Mutzenberg
  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó

Resumo

Introdução: Durante a formação acadêmica é imprescindível os estudantes desenvolverem habilidades e competências para além do conhecimento científico da sua área. São as práticas, profissional e científica, que vão possibilitar uma adequada e diferenciada atuação. Nesse sentido, o Observatório da Aprendizagem (OBA) é um programa de ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e mais um espaço que permite aos acadêmicos vivenciar a prática profissional interdisciplinar por meio da extensão na neuropsicologia escolar. Objetivo: Proporcionar aos acadêmicos uma imersão na área da neuropsicologia, a partir da realização de avaliação da aprendizagem de crianças no período pós-pandemia, e proporcionar à comunidade, em especial às crianças, famílias e escolas, o acesso à avaliação da aprendizagem e identificação de suportes para melhora do aprendizado. Método: As práticas de extensão iniciam pela participação dos estudantes em nas capacitações, seguidas pelo acompanhamento da organização dos materiais, agendamentos dos atendimentos, realização das avaliações da aprendizagem, construção dos laudos, finalizando com as devolutivas. São utilizados conhecimentos da neuropsicologia para auxiliar nas avaliações, a partir de um protocolo com instrumentos e técnicas. Resultados: Os acadêmicos que já participaram da extensão puderam complementar os conhecimentos sobre aprendizagem, especialmente sobre a alfabetização; vivenciar a prática interdisciplinar de intervenções com o intuito de aprimorar as habilidades, competências e conhecimentos sobre as neurociências; compreender os aspectos éticos envolvidos nos processos de avaliação e na utilização de testes e técnicas, bem como na forma da comunicação dos resultados de forma oral e escrita. Conclusão: A prática da extensão no OBA vai além da realização da avaliação da aprendizagem, possibilita aprendizados de gestão e de relacionamentos e permite uma contrapartida para a comunidade, que acessa um serviço especializado, fundamentado e preciso de avaliação da aprendizagem, identificação de necessidades e possíveis encaminhamentos para melhora do aprendizado das crianças com dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Marsango, A. C., Mutzenberg, A. V., & Garghetti, F. C. (2023). VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES EM NEUROPSICOLOGIA ESCOLAR: OBSERVATÓRIO DA APRENDIZAGEM (OBA). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33073. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33073

Edição

Seção

Campus Chapecó

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>