A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA POR PSICÓLOGOS

Autores

  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó

Resumo

A avaliação psicológica no Brasil é função privativa do psicólogo e a Resolução 009/2018 do Conselho Federal de Psicologia a define como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, visando auxiliar à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, baseando-se em demandas, condições e finalidades específicas. No curso de Psicologia da UNOESC cinco componentes compõem a grade curricular envolvendo os processos da avaliação psicológica, além das experiências práticas dos Estágios, que possibilitam o conhecimento amplo sobre a avaliação de pessoas e instituições, dentro do contexto ético necessário ao profissional de Psicologia. A disciplina Avaliação Psicológica I problematiza questões envolvendo o processo de avaliação e possui como uma das atividades uma pesquisa com psicólogos, na qual é utilizado um roteiro de entrevista. Em 2018 a pesquisa contou com a participação de sete psicólogas, com tempo de formação entre 2 e 14 anos. Em relação à formação em avaliação psicológica, afirmaram ter cursado disciplinas na graduação, mas foi apontada como precária e com necessidade de formação complementar em cursos de especialização e aperfeiçoamento. Os resultados apontam que as psicólogas conhecem a área da Avaliação Psicológica, mas assumem carência de conhecimento durante a graduação e buscam conhecimento pós-formação. A pesquisa permitiu aos acadêmicos visualizar o campo da Avaliação Psicológica, perceber sua aplicabilidade na atuação profissional e a necessidade de constante atualização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Garghetti, F. C. (2018). A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA POR PSICÓLOGOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17705

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>