O CONTEXTO FAMILIAR E O USO DE DROGAS

Autores

  • Milena Detofano Agazzi Unoesc Campus Chapecó
  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó

Resumo

A família desempenha um papel importante na vida de cada indivíduo, desde seu nascimento, adolescência, vida adulta, até suas fases finais. As relações familiares se modificam de tempo em tempo, com tendência a adotar uma maior igualdade entre os membros, contudo, ocorrem situações nas quais é necessário um entendimento e remanejo na forma de condução, como por exemplo, diante do uso de substâncias psicoativas. Deste modo, o presente trabalho objetivou investigar a percepção dos usuários de substâncias psicoativas sobre o impacto do uso no seu sistema familiar. Como atividade referente ao componente curricular Estágio Básico III da terceira fase do curso de Psicologia, realizaram-se observações nas Unidades de Recuperação dos Alcoólicos Anônimos nas cidades de Chapecó-SC e Seara-SC, para captar as percepções dos usuários. Problemas relacionados às áreas biopsicossociais dos indivíduos foram apontados como os principais motivos para o uso das substâncias, dentre elas o álcool, por ser influente e aceito socialmente, além de estar presente em vários locais, inclusive, dentro de casa. Concluiu-se com a investigação que a família se mostrou como fator coadjuvante na possibilidade de recuperação dos indivíduos que fazem o uso de alguma substância psicoativa. Ressalta-se ainda a importância de auxílio não apenas para o usuário, mas também para os demais membros do sistema familiar, de forma a promover entendimento sobre a problemática e serem mais eficientes no processo de recuperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Detofano Agazzi, Unoesc Campus Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Agazzi, M. D., & Garghetti, F. C. (2018). O CONTEXTO FAMILIAR E O USO DE DROGAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17903

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>