OBSERVATÓRIO DA APRENDIZAGEM (OBA): OPORTUNIDADE DE IMERSÃO AOS ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA NO CAMPO DA NEUROPSICOLOGIA ESCOLAR

Autores

  • Luíza Brocco Marafon
  • Jaqueline Carla Fruhauf
  • Ester Fernandes Ambrozio
  • Pedro D'avila Santa Catarina
  • Cintia Marcon
  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó

Resumo

Introdução: O Estágio Curricular Supervisionado permite aos acadêmicos do curso de Psicologia da
Unoesc/Chapecó a integração dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, bem como a ampliação de
novas aprendizagens em áreas específicas, neste caso a neuropsicologia escolar. Neste sentido, foi desenvolvido o
programa Observatório da Aprendizagem (OBA) como um espaço que possibilita a compreensão sobre a atuação
do psicólogo no contexto das dificuldades e transtornos de aprendizagem. Objetivo: Proporcionar uma imersão na
área da neuropsicologia escolar a partir da avaliação da aprendizagem, especialmente a alfabetização, das
crianças no período pós-pandemia Covid-19. Método: O desenvolvimento do programa deu-se através da
disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Graduação em Psicologia, Unoesc, Chapecó. Utilizou-se
como local a clínica-escola, sendo o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) do campus. Os acadêmicos
também tinham supervisão semanal. As atividades envolviam a triagem de crianças da lista de espera por
atendimento, realização de anamnese com os pais, sessões de avaliação da aprendizagem com a criança
seguindo o protocolo de testes construído em conjunto nas supervisões, assim como as correções dos instrumentos,
análise das observações clínicas e construção do laudo a ser entregue para a família/responsável pela criança.
Resultados: Os acadêmicos puderam complementar os conhecimentos sobre Neuropsicologia Escolar, Avaliação
Psicológica e aprendizagem, especialmente considerando a alfabetização com o intuito de aprimorar suas
habilidades e competências. Ademais, também foi possível ampliar a compreensão a respeito de aspectos éticos
envolvidos nos processos de avaliação e intervenção, na utilização de testes e técnicas, bem como na forma da
comunicação dos resultados. Conclusão: O campo de estágio do OBA vai além da aplicação da avaliação da
aprendizagem, mas sim de uma constante avaliação do próprio desenvolvimento do programa em si, buscando o
seu aperfeiçoamento enquanto novo serviço oferecido à comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Brocco Marafon, L., Fruhauf, J. C., Fernandes Ambrozio , E., D’avila Santa Catarina, P., Marcon, C., & Garghetti, F. C. (2023). OBSERVATÓRIO DA APRENDIZAGEM (OBA): OPORTUNIDADE DE IMERSÃO AOS ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA NO CAMPO DA NEUROPSICOLOGIA ESCOLAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33065. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33065

Edição

Seção

Campus Chapecó

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>