O INDIVÍDUO COM TDAH NA DINÂMICA FAMILIAR: APONTAMENTOS TEÓRICOS
Resumo
Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade configura-se como uma condição genética, a qual gera um atraso significativo no desenvolvimento do indivíduo, onde seus principais critérios para diagnóstico são desatenção e hiperatividade. Objetivo: O propósito deste trabalho refere-se a uma revisão narrativa de literatura sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, buscando verificar as adversidades encontradas no dia a dia da família, juntamente com a criança acometida pelo TDAH. Método: Foram realizados levantamentos bibliográficos nas bases de dados Scielo, Pepsic, Lilacs e Google Acadêmico, objetivando identificar as produções científicas referentes ao fenômeno de investigação. Tais bases foram utilizadas na seleção de material, mas as demais sistematizações não foram realizadas, considerando a proposta narrativa da produção. Resultados: Com base nos estudos realizados, aponta-se que a família da criança com TDAH deve manter sua atenção sempre voltada a mesma, auxiliando para que o indivíduo conclua suas tarefas diárias com excelência e atenção, evitando que fiquem por incompletos seus afazeres, sendo esta também uma característica do transtorno. Além disso, a maneira que os pais dispõem-se diante da criança afeta de maneira significativa o comportamento da mesma, tornando-os, certamente, inadequados. Conclusão: O conhecimento acerca do transtorno pode interferir de maneira significativa e positiva na vida de um indivíduo, prevenindo possíveis frustrações na realização de suas atividades diárias.