ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NAS ESCOLAS: ENTRE CAMINHOS E POSSIBILIDADES
Resumo
Percebe-se na atualidade, que as demandas referentes ao contexto do trabalho tem sofrido significativas alterações, tanto no âmbito da atuação quanto no âmbito da formação. As novas tendências da modernidade, com suas características e especificidades, também produzem uma diversidade de carreiras profissionais, construindo tanto a possibilidade de diversas e múltiplas trajetórias profissionais, quanto a problemática da prematuridade e incerteza frente a escolha profissional, com relação direta na construção identitária, sendo este um dos principais dilemas enfrentados no contexto de escolha profissional. A escolha profissional apresenta-se como uma necessidade na vida do adolescente, cuja orientação tende a facilitar seu processo decisório. Com efeito, o curso de Psicologia da Unoesc Videira propõe o projeto de extensão de Orientação Vocacional/Profissinal nas escolas públicas da 9ª GERED do município de Videira, contemplando, ao todo, 7 municípios e 14 escolas. No ano de 2018, participaram da atividade 768 estudantes do 3 ano do Ensino Médio. A proposta, que busca promover uma escolha vocacional que alie conhecimentos sobre a personalidade e interesses do adolescente à informações sobre cursos, profissões, mercado de trabalho e campo de atuação profissional, dividiu-se em duas fases: diálogo com as turmas e aplicação do teste psicológico padronizado intitulado "Avaliação dos Interesses Profissionais" (AIP); e devolutiva dos resultados. A devolutiva, de caráter individual, busca aliar as características do aluno e suas aptidões às suas inclinações profissionais.
Palavras chave: Orientação profissional. Orientação vocacional. Psicologia.