O INDIVÍDUO COM TDAH NA DINÂMICA FAMILIAR: APONTAMENTOS TEÓRICOS

Autores

  • Beatriz Piroli Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Resumo

Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade configura-se como uma condição genética, a qual gera um atraso significativo no desenvolvimento do indivíduo, onde seus principais critérios para diagnóstico são desatenção e hiperatividade. Objetivo: O propósito deste trabalho refere-se a uma revisão narrativa de literatura sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, buscando verificar as adversidades encontradas no dia a dia da família, juntamente com a criança acometida pelo TDAH. Método:  Foram realizados levantamentos bibliográficos nas bases de dados Scielo, Pepsic, Lilacs e Google Acadêmico, objetivando identificar as produções científicas referentes ao fenômeno de investigação. Tais bases foram utilizadas na seleção de material, mas as demais sistematizações não foram realizadas, considerando a proposta narrativa da produção. Resultados: Com base nos estudos realizados, aponta-se que a família da criança com TDAH deve manter sua atenção sempre voltada a mesma, auxiliando para que o indivíduo conclua suas tarefas diárias com excelência e atenção, evitando que fiquem por incompletos seus afazeres, sendo  esta também uma característica do transtorno. Além disso, a maneira que os pais dispõem-se diante da criança afeta de maneira significativa o comportamento da mesma, tornando-os, certamente, inadequados. Conclusão: O conhecimento acerca do transtorno pode interferir de maneira significativa e positiva na vida de um indivíduo, prevenindo possíveis frustrações na realização de suas atividades diárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Piroli, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Discente do Curso de Psicologia, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

PIROLI, B., & Schlösser, A. (2022). O INDIVÍDUO COM TDAH NA DINÂMICA FAMILIAR: APONTAMENTOS TEÓRICOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31601. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31601

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <