O FAZER DO PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA: PARA ALÉM DA CLÍNICA

Autores

  • Viviane Ariati Zenaro UNOESC
  • Maxemino Luiz Martinelli

Resumo

Introdução: A psicoterapia psicanalítica vem sendo utilizada como modalidade
terapêutica capaz de propiciar resultados psicanalíticos, o que exige um bom
preparo do terapeuta, afinal ele tem a difícil tarefa de discriminar, localizar, partes
sadia e forte de seu paciente, reforçar mecanismos defensivos do ego, propiciar
condições para confrontar e enfrentar conflitos que ele apresente. Objetivo:
Compreender a dinâmica de trabalho profissional do psicólogo em sua atuação
interventiva. Método: Mediado por um enfoque psicanalítico, este estudo trata de
um recorte do relatório de estágio externo do curso de Psicologia no primeiro
semestre de 2022, em um centro de atendimento de crianças em fase escolar com
demandas relacionadas à aprendizagem. Teve como propósta a compreensão da
atuação do profissional de Psicologia, compreendendo como a avaliação
psicológica e os atendimentos interventivos, auxiliam nas demandas direcionadas as
questões de aprendizagem. Resultados: Compreender a aproximação entre o
campo teórico e clinico, implica que mesmo com avanços nesta interface, não há
uma resposta pronta para a atuação de cada profissional. Sob o enfoque de análise
da psicanálise, o que se busca no processo analítico, é possibilitar uma visão
diferenciada sobre si mesmo, bem como favorecer pontos de vista diferentes sobre
determinada problemática. No contexto observado, foi possível perceber que a
prática profissional da psicologia é orientada por um processo inicial de discussão de
caso, que ocorre de forma multiprofissional. No que diz respeito ao profissional da
psicologia, a escuta se dá como uma das principais ferramentas, a qual também é
mediada pela avaliação com testes psicológicos. A exemplo de uma das
intervenções acompanhadas, foi possível observar que a prática interventiva após a
avaliação, se deu através com o uso da arterapia, esta compreendida como uma
forma de avaliar o processo de criação, a imaginação, um processo psicológico
atrelado a realidade, a qual é sempre lida, interpretada e significada através da
mediação dos signos e das palavras, indicando que a atividade criadora de sujeitos
singulares, depende diretamente de suas experiências. Neste contexto, foi possível
observar uma série de atitudes conscientes por parte da criança na construção da
atividade. O processo terapêutico, buscou a significação simbólica, que faz parte do criador e seu inconsciente. Conclusão: Embora compreendia que a evolução do
desenvolvimento nem sempre é linear e acontece de maneiras e em tempos
diferentes nos aspectos afetivo, cognitivo, social e motor, esses processos dependem
tanto da maturação biológica quanto das interações com o meio. Neste sentido,
destacada a importância de uma compreensão dinâmica acerca da prática
profissional da psicologia, dada no contexto de avaliação de uma criança, a
experiência de estar frente a atuação clínica, compreender a dinâmica da relação
entre terapeuta e paciente através dos estudos teóricos, permitiu compreender o
quanto se faz necessário o estudo e aperfeiçoamento contínuo. A satisfação frente
a complexidade do processo de compreensão psicodinâmica, por mais desafiadora
que seja, provoca a saída da zona de conforto, a busca no aprofundamento da
demanda levantada e a compreensão dos limites que envolvem a atuação
profissional nesta área.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Zenaro, V. A., & Martinelli, M. L. (2022). O FAZER DO PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA: PARA ALÉM DA CLÍNICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31482. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31482

Edição

Seção

Videira - Ensino

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