EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUMAS IMPLICAÇÕES DA PRODUÇÃO TEÓRICA
Resumo
- Introdução: Atualmente no contexto da produção científica, é possível encontrar
uma diversidade de temas relacionados à educação superior, o que a torna um
importante foco de pesquisas. O crescente número de publicações, impulsionadas
principalmente a partir dos anos de 1990, é demarcado por um período em que se
acentuou a expansão do nível de educação superior no Brasil. O ensino superior vem
passando por grandes transformações, uma diversidade de instituições com
objetivos, recursos, formas variadas de governança e orientações, atendendo
públicos diferenciados. A democratização da educação adquiriu centralidade na
agenda das políticas públicas dos Estados, nos programas dos organismos
multilaterais e nos movimentos sociais de diferentes matizes e de distintas partes do
mundo. Objetivo: Analisar como estão sendo abordados os assuntos relacionados à
educação superior brasileira. Método: De abordagem qualitativa, o estudo se deu a
partir da revisão bibliográfica na base científica da SCIELO, entre 2016 e 2021. Para
a busca, foram utilizando os descritores Educação superior; Educação superior no
Brasil; Ensino Superior; Formação Superior, tendo como critérios de exclusão estudos
repetidos; e/ou que não constasse a temática pesquisada no resumo. A análise dos
achados se deu pela análise de conteúdo de Bardin, organizados em três eixos:
Constituição das universidades brasileiras; Acesso à educação superior;
Permanência no ensino superior. Resultados: Os estudos tratam além de uma
contextualização histórica da educação superior no Brasil, os avanços e os desafios
no processo de implementação e consolidação, que atualmente continuam sendo
pontuados. Dentre os pontos destacados, estão o foco da formação no aspecto
profissional, que já foi fortemente evidenciado no passado, mas que demonstra ter
uma retomada; o índice de crescimento das matrículas nas universidades,
principalmente devido ao aumento das instituições privadas; aumento no número
de bolsas de estudo; e a facilidade do ensino EAD que apresenta além de uma
flexibilidade de horários, mensalidades acessíveis. Outros pontos levantados nos
estudos, e que pode ser considerados um ponto comum à maioria deles, é a
compreensão que a educação superior desempenha uma criticidade sobre as
relações sociais, principalmente no viés da escolha profissional dos estudantes, uma
decisão que requer serenidade e informação, seja no processo de reflexão e análise de aptidões ou de interesses pessoais Conclusão: A educação superior deve ser
entendida como um sistema organizado, vista sua contribuição à construção das
relações que ocorrem no meio socioeconômico e cultural. Neste processo, é de
extrema importância que estratégias sejam construídas a partir do diálogo entre os
diferentes atores envolvidos, como as instituições de educação superior, o governo,
as corporações empresariais, bem como a sociedade em suas formas de
representação. Visto que nos últimos anos a universidade, principalmente a pública,
tem passado por significativas mudanças e, neste sentido, a educação superior
também foi sendo reestruturada, considerarmos que frente aos aspectos apontados
nos eixos, caberia salientar a importância de estudos que possam mensurar e
compreender a relação que o acesso e permanência no ensino superior, que vem
sendo discutido, lida com a pressão imposta pelo modelo econômico que também
influencia sobre a organização institucional.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
10-11-2022
Como Citar
Angoleri Coelho, A., & Martinelli, M. L. (2022). EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUMAS IMPLICAÇÕES DA PRODUÇÃO TEÓRICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31148. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31148
Edição
Seção
Videira - Pesquisa