COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS COLABORADORES DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar relações entre o comprometimento organizacional e satisfação no trabalho, conforme modelos de Meyer e Allen (1991) e Siqueira (1995), dentro das empresas prestadoras de serviços contábeis. A amostra do estudo compreende 102 colaboradores de 51 empresas prestadoras de serviços contábeis com sede na cidade de Chapecó/SC, sendo que estes colaboradores responderam o instrumento de autopreenchimento durante o segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017. O estudo de levantamento apresenta caráter descritivo e quantitativo com auxílio da estatística descritiva. Os métodos utilizados foram a análise estatística do ranking médio, desvio padrão, entre outros. Os achados revelam que o gênero predominante no estudo é o feminino (74,5%) com ensino superior incompleto. Realizando uma correlação entre as dimensões do comprometimento organizacional, pode-se verificar que há uma neutralidade das respostas, com relação ao desejo, necessidade e obrigação de permanecer na organização. Quanto aos fatores da satisfação no trabalho, pode-se verificar o salário e as promoções foram os fatores que não estão ligados diretamente a satisfação dos colaboradores nas empresas de prestação de serviços contábeis analisadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Carlotto, G. H., & Nascimento, S. (2017). COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS COLABORADORES DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14366
Edição
Seção
Chapecó - Pesquisa