FATORES ESSENCIAIS PARA A EFICÁCIA DA AUDITORIA INTERNA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
A auditoria interna visa garantir a segurança e a melhoria contínua das organizações na execução de suas atividades. Dentro de uma empresa os métodos utilizados pelo auditor podem ser próprios ou variar de acordo com a tradição de cada organização, sempre com a finalidade de trazer resultados esperados pela organização, que entrelaçado com esses métodos, existem fatores essenciais e indispensáveis para a eficácia da auditoria interna em uma organização. A pesquisa buscou identificar quais são esses fatores determinantes para a eficácia da auditoria interna na percepção de auditores internos em uma instituição de ensino superior do oeste de Santa Catarina. O estudo de caso descritivou utilizou uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada com o auxílio de um questionário elaborado por Reif (2015). Os resultados apontam que a complexidade da organização foi determinando em relação ao tamanho. Os fatores determinantes para efiácia da auditoria interna se referem a realização de treinamentos contínuos dos auditores da instituição. E as características dos auditores internos revelam que estes profissionais possuem organização, disciplina, pontualidade, clareza nas explicações, conhecimentos. Os demais atributos evidenciam que os auditores devem disseminar o espírito de equipe, experiência daquirida dentro e fora da empresa. Estes resultados corroboram com os achados de Reif (2015), uma vez que os auditores devem conhecer o ambiente de trabalho que atuam, bem como as normas dos processos com o que estão envolvidos.Downloads
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Girardi, C. Z., Federle, P., Nascimento, S., & Frigeri, L. A. (2016). FATORES ESSENCIAIS PARA A EFICÁCIA DA AUDITORIA INTERNA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11159
Edição
Seção
Chapecó - Ensino