COMUNICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA MISSÃO, VISÃO E VALORES DE 100 STARTUPS BRASILEIRAS
Resumo
As demandas impostas pela sociedade exigem uma postura social e ambiental por parte das empresas que atendam os interesses dos stakeholders. Além disso, essa postura socioambiental precisa estar implícita no planejamento estratégico das organizações. Esta pesquisa busca analisar os indícios de responsabilidade socioambiental no planejamento estratégico na missão, visão e valores das 100 Startups Brasileiras, do ranking 100 Open Startups Brasil 2017. O estudo classifica-se como descritivo de levantamento ou survey e apresenta abordagem qualitativa. A população inicial foi obtida por meio dos websites das 100 startups listadas no Valor Econômico, sendo que a amostra final foi composta por oito startups que apresentaram as terminologias na missão, visão e valores. Os resultados apontam que, em relação aos indícios a maioria das startups procuraram divulgar sua preocupação na dimensão valores, seguida pela dimensão missão e apenas uma startup divulgou pela dimensão visão, quanto aos termos observou-se que a responsabilidade social prevaleceu sobre a responsabilidade ambiental. Ao analisar a população com a amostra final, obteve-se um número inferior ao esperado, contudo infere-se que as startups são empreendimentos ou inovações iniciantes no sistema organizacional/empresarial e com isso ainda não aderiram a uma postura social e ambiental, o que deve ser repensado pelas mesmas, pois a atualidade requer esta postura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Bertuol, A. C., Nascimento, S., & Passos, M. G. (2017). COMUNICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA MISSÃO, VISÃO E VALORES DE 100 STARTUPS BRASILEIRAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14369
Edição
Seção
Chapecó - Pesquisa