A MUSICALIDADE ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A EXPLORAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Geraldo Vieceli Unoesc - Videira
  • Samuel Strauss Mozz

Resumo

O projeto de estágio com o tema "A Musicalidade enquanto recurso pedagógico para a exploração da literatura infantil com os alunos da Educação Básica" foi desenvolvido na Educação Infantil em uma turma de Pré II, e nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma turma do 2º ano. Por meio de recursos da área das linguagens, como a música e a literatura infantil, possibilitou-se práticas diferenciadas, tornando o processo de ensino e aprendizagem totalmente interdisciplinar, uma vez que cada recurso utilizado conteve uma porção de conteúdos de diferentes áreas do conhecimento nos dois níveis da Educação Básica. Constatou-se que o projeto apresentado, assim como as práticas desenvolvidas através deste, foram de grande valia, por tornar a aprendizagem dos alunos mais significativa, com experiências concretas que levaram os estudantes a interagir com o grupo. Nesse contexto, conclui-se que as histórias infantis, trabalhadas através da musicalidade, são capazes de envolver a atenção das crianças de forma efetiva, encantando-as e propiciando a diversão concomitantemente ao aprendizado do conteúdo necessário, de acordo com cada faixa etária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Vieceli, Unoesc - Videira

Coordenador do curso de pedagogia  da Unoesc Campus de Videira

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Vieceli, G., & Mozz, S. S. (2016). A MUSICALIDADE ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A EXPLORAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11107

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>