ESTUDOS DE CASO EM PMES NO SUL DO BRASIL SOB A PESPECTIVA DE MODOS DE ENTRADA NO MERCADO INTERNACIONAL
Resumo
No cenário econômico atual às PMEs vem ganhando visibilidade nas últimas duas décadas, com o crescimento destas empresas reconhecido como fator crucial para o desenvolvimento econômico de uma nação, sobretudo nos negócios internacionais. Autores nacionais e internacionais apontam para um crescimento nas pesquisas com foco em aspectos relacionados ao gerenciamento internacional, como os processos de internacionalização e decisões de modos de entrada. Neste contexto, este estudo teve como objetivo analisar os modos de entrada das PMEs localizadas no Sul do Brasil a partir da Teoria comportamental. Na metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio de um estudo descritivo, com a estratégia de múltiplos casos, realizado em 6 PMEs do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por pesquisa documental e de campo, sendo aplicadas entrevistas semiestruturadas, com análise de conteúdo auxiliada pelo software Atlas.ti. Quanto ao processo de internacionalização, das seis empresas analisadas cinco se internacionalizaram de forma gradual (Modelo de Uppsala) e com o aprendizado e o conhecimento experiencial evoluíram em seus modos de entrada. Uma empresa se internacionalizou de acordo com a Teoria do Empreendedorismo internacional (EI) e Networks. Quanto aos modos de entrada, identificou-se que as empresas realizam exportação indireta e direta; licenciamento, escritório de vendas próprio, centro de distribuição próprio, alianças estratégicas ou joint-ventures, Greenfield e Greenfield com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).Downloads
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Dalbosco, I. B., Nascimento, S., & Alchieri, A. da S. (2016). ESTUDOS DE CASO EM PMES NO SUL DO BRASIL SOB A PESPECTIVA DE MODOS DE ENTRADA NO MERCADO INTERNACIONAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10959
Edição
Seção
Chapecó - Pesquisa