ESOCIAL NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA

Autores

  • Alda Caon Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sabrina Nascimento Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar a percepção dos discentes de ciências contábeis sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Trabalhistas e Previdenciária (eSocial), em uma instituição de ensino superior comunitária do oeste de Santa Catarinense. A população do estudo compreendeu 104 discentes de ciências contábeis de uma instituição comunitária do oeste de Santa Catarina e a amostra de 65 discentes que responderam o instrumento de pesquisa de autopreenchimento foi aplicado em sala de aula durante o primeiro semestre de 2016. Na metodologia, a pesquisa descritiva de levantamento ou survey fez uso de uma abordagem quantitativa. Os resultados apontam que os discentes apresentam uma preocupação quanto a complexidade do assunto, tendo em vista que as informações devem ser repassadas aos órgãos governamentais de maneira precisa, verídica e em tempo real. Observa-se que participação em treinamentos, cursos e capacitações ainda é baixa.  Quanto à capacidade para trabalhar com o eSocial, em linhas gerais, os discentes acreditam que estão pouco preparados para implementar tal mudança que o governo impõe. Porém, os discentes apontam que o maior beneficiado com a implantação do programa neste primeiro momento é o governo. Conclui-se que há um despreparo, a dificuldade e falta de conhecimento por parte dos discentes, profissionais e das organizações quanto às informações relacionadas ao eSocial.

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Biografia do Autor

Alda Caon, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Contábeis pela UNOESC

Sabrina Nascimento, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Administração pela UNIVALI, Mestre em Ciências Contábeis pela FURB, Professora e Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Caon, A., & Nascimento, S. (2017). ESOCIAL NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14967

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

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