EL DERECHO A LA VIVIENDA: CONSTITUCIONALIZACIÓN DÉBIL Y RESISTENCIAS GARANTISTAS
Resumen
: El objetivo del presente artículo es analizar críticamente la posición del derecho a la vivienda en el sistema constitucional español. Tras exponer sus rasgos principales, se coteja este marco constitucional con algunos desarrollos normativos y jurisprudenciales que han tenido lugar tras el estallido de la crisis financiera de 2008. Asimismo, se describe la incidencia de algunos movimientos sociales en la mejora de sus mecanismos de protección.
Palabras clave: Derecho a la vivienda. Derechos constitucionales. Exigibilidad de derechos sociales.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DIREITOS AUTORAIS: Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
CONTRATOS ADICIONAIS E DISTRIBUIÇÃO. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A Revista Espaço Jurídico adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC (atribuição não comercial) conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da Unoesc.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista Espaço Jurídico. Assim, nenhuma permissão prévia será necessária por parte de autores ou editores da EJJL.