O QUE SIGNIFICA “A INJUSTIÇA EXTREMA NÃO É DIREITO”? CRÍTICA E RECONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO DA INJUSTIÇA NO NÃO-POSITIVISMO INCLUSIVO DE ROBERT ALEXY / WHAT DOES IT MEAN, “EXTREME INJUSTICE IS NO LAW”? CRITIC AND RECONSTRUCTION OF THE ARGUMENT FROM INJUSTICE IN ROBERT ALEXY’S INCLUSIVE NON-POSITIVISM
DOI:
https://doi.org/10.18593/ejjl.v16i3.9676Resumo
o autor defende duas teses relacionadas ao conceito de injustiça extrema e à classificação das teorias jurídicas desenvolvidos por Robert Alexy. A primeira tese é que a fim de se caracterizar uma injustiça como extrema uma escala triádica (simples) é insuficiente, sendo necessária, portanto, a aplicação de uma escala triádica dupla. A segunda tese é que quando se aplicam as escalas triádicas simples e dupla ao argumento da injustiça percebe-se haver, na classificação das teorias jurídicas elaborada por Alexy, um espaço lógico entre não positivismo inclusivo e exclusivo, que o autor denomina não positivismo subinclusivo.
Palavras-chave: argumento da injustiça. Injustiça extrema. Alexy. Não positivismo inclusivo. Não positivismo subinclusivo. Conceito de direito.
Downloads
Referências
D. Beyleveld/R. Brownsword, Human Dignity in Bioethics and Biolaw;
G. Radbruch, Fünf Minuten Rechtsphilosphie;
G. Radbruch, Gesetzliches Unrecht und übergesetzliches Recht;
J. Habermas, Faktizität und Geltung;
R. Alexy, The dual nature of law;
R. Alexy, A Dupla Natureza do Direito;
R. Alexy, Zur Verteidigung eines nichtspositivistischen Rechtsbegriffs;
R. Alexy, Defesa de um Conceito não-positivista de Direito;
R. Alexy, The dual nature of law;
R. Alexy; A Dupla Natureza do Direito;
R. Alexy, Begriff und Geltung des Rechts;
R. Alexy, Mauerschützen;
R. Alexy, Menschenrechte ohne Metaphysik?;
R. Alexy,The Special Case Thesis;
R. Alexy, Die Gewichtsformel;
Platão, A República.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS: Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
CONTRATOS ADICIONAIS E DISTRIBUIÇÃO. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A Revista Espaço Jurídico adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC (atribuição não comercial) conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da Unoesc.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista Espaço Jurídico. Assim, nenhuma permissão prévia será necessária por parte de autores ou editores da EJJL.