Subinclusão na modernidade periférica: uma análise sistêmica do poder coercitivo encarceratório do Estado Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.18593/ejjl.33002Palavras-chave:
Teoria dos Sistemas Sociais, Modernidade Periférica, Inclusão/exclusão, Subinclusão, SobreinclusãoResumo
O presente artigo utiliza a teoria dos sistemas sociais para descrever a situação do Estado periférico brasileiro em relação à sua população carcerária. Nesse sentido, o principal objetivo da pesquisa é analisar os subincluídos da periferia e como eles estão muito mais suscetíveis a serem postos perante o poder coercitivo do Estado e seus efeitos restritivos de liberdade, a partir de uma análise de dados da população carcerária entre os anos de 2021-2022. Assim sendo, a principal problematização é se a cumulatividade de exclusões da população periférica resulta na “marginalidade” e, portanto, na dependência das prestações dos diferentes sistemas funcionais da sociedade, sem o acesso direto a elas (prestações). Ou seja, se os “subcidadãos” estão muito mais expostos ao poder punitivo do Estado e suas violências. A metodologia escolhida é a partir de uma observação sistêmica. No entanto, ao final do trabalho faz o entrelaçamento com a criminologia em busca de material empírico para observar os fenômenos de encarceramento e da letalidade do Estado, que configura um dos temas centrais de um pensamento criminológico que tenha como objetivo a efetividade dos direitos fundamentais e humanos.
Downloads
Referências
BACHUR, João Paulo. Inclusão e exclusão na teoria dos sistemas sociais: um balanço crítico. BIB, n. 73. 2012, p. 55-83. Disponível em:
https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/367.
CARVALHO, Salo de. Curso de Criminologia Crítica Brasileira: dimensões epistemológicas, metodológicas e políticas. 1ºed, Rio de Janeiro, RJ: Revan, 2022.
DANTAS, Maria Eduarda Borba. Constitucionalismo periférico e teoria dos sistemas sociais: por uma interpretação pós-colonial da tese da constitucionalização simbólica. Dissertação (mestrado em ciência política) - Pós-Graduação do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Brasília, p. 197, 2016. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/21033.
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário brasileiro de segurança pública, 2022. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/anuario-brasileiro-seguranca-publica/.
GIMENEZ, Charlise Paula Colet; DUTRA, Gabrielle Scola. A pura corporeidade das mulheres negras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro: um retrato do metacódigo inclusão/exclusão sob a perspectiva da teoria sistêmica. Revista Húmus, v. 11, n. 33, p. 400-420, 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15027.
LUHMANN, Niklas. Complejidad y modernidad: de la unidad a la diferencia. Madri: Editorial Trotta, 1998.
LUHMANN, Niklas. La sociedade de la sociedad. México: Herder, 2007.
LUHMANN, Niklas. Inclusão e exclusão. In: DUTRA, Roberto; BACHUR, João Paulo (org.). Dossiê Niklas Luhmann. Belo Horizonte: editora UFMG, 2013.
LUHMANN, Niklas. O direito da sociedade. 1º Ed. São Paulo: Editora Martins Fontes selo martins, 2016
NEVES, Marcelo. A Constituição simbólica. 3. ed. São Paulo, SP: editora WMF Martins Fontes, 2011.
NEVES, Marcelo. Aumento de complexidade nas condições de insuficiente diferenciação funcional: o paradoxo do desenvolvimento social da América Latina. In: MOITA, Edvaldo (org.). A cidadania inexistente: textos escolhidos de Marcelo Neves: volume 1. 1. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2022a.
NEVES, Marcelo. Constituição e Direito na modernidade periférica: uma abordagem teórica e uma interpretação do caso brasileiro. 1º Ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.
NEVES, Marcelo. Da autopoiese à Alopoiese do Direito. In: BORGES, José Souto Maior; ADEODATO, João Maurício Leitão. (org.). Anuário do Mestrado em Direito. Recife: Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Jurídicas - Faculdade de Direito do Recife, 1992. P. 273-298. Disponível em: https://www.academia.edu/.
NEVES, Marcelo. Entre subintergração e sobreintegração: a cidadania inexistente. In: MOITA, Edvaldo (org.). A cidadania inexistente: textos escolhidos de Marcelo Neves: volume 1., 1. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2022b.
NEVES, Marcelo. Entre Têmis e Leviatã: uma relação difícil - O Estado democrático de Direito a partir e além de Luhmann e Habermas. 3 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
NEVES, Marcelo. Os Estados no centro e os Estados na periferia: alguns problemas com a concepção de Estados da sociedade mundial em Niklas Luhmann. Revista de Informação Legislativa, ano 52, n. 206, 2015.
NEVES, Marcelo. Transconstitucionalismo. 1. ed. São Paulo, SP: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
RIBEIRO, Diógenes V. Hassan; RIBEIRO, Douglas Cunha. Inclusão e exclusão: acesso aos direitos sociais nos países periféricos. RIL Brasília, a. 53, n. 210, abr/jun, p. 117-134, 2016. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/53/210/ril_v53_n210_p117.
SCHWARTZ, Germano André Doederlein; COSTA, Renata Almeida. Uma sociologia (jurídica) dos muros: The Wall e a alienação do direito. Revista Direito Mackenzie, v. 17, n. 1, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmd/article/view/15800/11760.
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES PENAIS - SISDEPEN. 13º Ciclo - INFOPEN. Brasília, DF, jul-dez 2022. Disponível em: https://www.gov.br/senappen/pt-br/servicos/sisdepen/relatorios/brasil.
STICHWEH, Rudolf. Teoria dos sistemas de exclusão: sobre o conflito entre o Estado de bem-estar social e a globalização dos sistemas funcionais. Revista Sociedade e Estado, v. 34, nº 3, setembro/dezembro 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343206949_Teoria_dos_sistemas_de_exclusao_sobre_o_conflito_entre_o_Estado_de_bem-estar_social_e_a_globalizacao_dos_sistemas_funcio nais.
TORRES, Roberto Dutra. O problema da desigualdade social na teoria da sociedade de Niklas Luhmann. Caderno CRH, vol. 27, n. 72. Salvador, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccrh/a/xD8YP5QDc5SDRmjCKJwG9Kr/.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas Lanner De Camillis, Renata Almeida da Costa , Germano Schwartz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS: Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
CONTRATOS ADICIONAIS E DISTRIBUIÇÃO. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A Revista Espaço Jurídico adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC (atribuição não comercial) conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da Unoesc.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista Espaço Jurídico. Assim, nenhuma permissão prévia será necessária por parte de autores ou editores da EJJL.