TEMPO E PRODUÇÃO: A DIVISÃO DO TRABALHO POR MEIO DE UMA DINÂMICA

Autores

  • André Luiz Onghero UNOESC - Xanxerê
  • Solange Vilant de Biasi Supervisora na Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva do PIBID - Subprojeto História UNOESC-Xanxerê
  • Bruna Cadini Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC – Xanxerê
  • Dorcas de Siqueira Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC – Xanxerê
  • Eduardo Luiz Batista Carvalho Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC – Xanxerê
  • Eliane de Siqueira Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC – Xanxerê
  • Marcos Adriano Dalla Vecchia Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC – Xanxerê
  • Silvia Siqueira Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC – Xanxerê

Resumo

Introdução: O tempo é uma das categorias fundamentais para o estudo da História. Percebido e interpretado de várias formas, os valores e significados atribuídos ao tempo são diferentes em momentos históricos distintos. Uma das grandes rupturas na forma de se relacionar com o tempo decorre do processo conhecido como Revolução Industrial, a partir do qual a otimização do tempo passou a pautar a produção de bens, desencadeando grandes transformações no modo de vida das pessoas em nível mundial. A atividade apresentada nesta comunicação buscou comparar a produção artesanal e a industrial, analisando aspectos, como a divisão do trabalho e o tempo, por meio de uma dinâmica interativa. Objetivo: A atividade realizada teve como objetivo permitir a compreensão da diferença entre a produção artesanal e industrial, analisando aspectos, como a utilização do tempo e a divisão do trabalho. Metodologia: Após o estudo do conteúdo Revolução Industrial, realizou-se uma dinâmica, na qual os estudantes da Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva deveriam confeccionar um produto, no caso, um envelope de papel. Duas experiências diferentes foram realizadas, uma delas representava o trabalho artesanal, no qual cada estudante realizava todo o processo de confecção; em outra situação, representando a divisão do trabalho industrial, uma linha de produção foi organizada, na qual cada estudante executava somente uma das tarefas, de forma repetitiva. Resultados: A atividade permitiu discutir as questões propostas, contribuindo para o estudo do conteúdo escolar de forma interativa. Conclusão: A atividade apresentada é um dos exemplos de como a atuação do PIBID pode potencializar o ensino escolar, permitindo a realização de situações de aprendizagem diferentes, atrativas e interativas.

Palavras-chave: Revolução industrial. Tempo. Atividade educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Onghero, UNOESC - Xanxerê

Graduado em História pela UNOESC campus de Chapecó (2001), Especialista em História: Cidade, Cultura e Poder pela UNOCHAPECÓ (2005), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/UNICAMP (2007)

Solange Vilant de Biasi, Supervisora na Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva do PIBID - Subprojeto História UNOESC-Xanxerê

Especialista em Ciências Humanas. Graduada em História e Geografia

Bruna Cadini, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC – Xanxerê

Graduanda em História UNOESC - Xanxerê

Dorcas de Siqueira, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC – Xanxerê

Graduanda em História UNOESC - Xanxerê

Eduardo Luiz Batista Carvalho, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC – Xanxerê

Graduando em História UNOESC - Xanxerê

Eliane de Siqueira, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC – Xanxerê

Graduanda em História UNOESC - Xanxerê

Marcos Adriano Dalla Vecchia, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC – Xanxerê

Graduando em História UNOESC - Xanxerê

Silvia Siqueira, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC – Xanxerê

Graduanda em História UNOESC - Xanxerê

Downloads

Publicado

2015-11-20

Como Citar

Onghero, A. L., Vilant de Biasi, S., Cadini, B., de Siqueira, D., Batista Carvalho, E. L., de Siqueira, E., Dalla Vecchia, M. A., & Siqueira, S. (2015). TEMPO E PRODUÇÃO: A DIVISÃO DO TRABALHO POR MEIO DE UMA DINÂMICA. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/9419

Edição

Seção

Resumos