REPRESENTAÇÕES DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Resumo
Introdução: Estudos sobre a história afro-brasileira e africana integram os currículos escolares de forma obrigatória desde 2003, após a alteração da Lei n. 9.394/1996 pela Lei n. 10.639/2003 e sua posterior regulamentação por meio do Parecer CNE/CP n. 03/2004 e da Resolução CNE/CP n. 01/2004. Para além do cumprimento da legislação, é importante que tais estudos sejam significativos e contribuam para o reconhecimento dos elementos culturais herdados dos povos africanos. Esta comunicação apresenta uma das atividades realizadas pelo Subprojeto História Unoesc-Xanxerê, na Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva, buscando valorizar as expressões culturais afro-brasileiras. Objetivo: A atividade teve como objetivo promover o reconhecimento da contribuição africana para a cultura brasileira e a valorização destes elementos culturais. Metodologia: A ação foi desenvolvida nas aulas de História, nas quais se abordou aspectos da cultura africana, como religião, arte, alimentação, dança e vestuário. A partir destes, os estudantes foram orientados a elaborar cartazes com desenhos que demonstrassem os temas estudados. Resultados: A atividade teve como produto uma série de cartazes representando elementos da cultura afro-brasileira, utilizados para estudos do conteúdo. A produção do material contou com o envolvimento dos estudantes, que desempenharam o papel de sujeitos produtores de conhecimentos e conseguiram abordar o conteúdo sob diversos aspectos. Conclusão: A história e a cultura africana e afro-brasileira ainda são pouco estudadas e reconhecidas no ambiente escolar. Diante disso, o PIBID demonstra um grande potencial para estimular os estudos sobre o tema nas escolas, contribuindo inclusive na elaboração de atividades e materiais educativos.
Palavras-chave: Cultura. História. Afro-brasileiros.