AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA APARÍCIO JÚLIO FARRAPO
Resumo
Introdução: A obesidade pode ser conceituada, de maneira simplificada, como uma condição de acúmulo anormal ou excessivo de gordura no organismo, levando a um comprometimento da saúde. O grau de excesso de gordura, sua distribuição e associação com consequências para a saúde variam, consideravelmente, entre os indivíduos obesos. É importante identificá-la, uma vez que os portadores dessa condição apresentam risco aumentado de morbidade e mortalidade. Objetivo: Diante disso, o objetivo deste estudo foi verificar o Índice de Massa Corporal (IMC) de alunos de 7 a 17 anos da Escola de Educação Básica Aparício Júlio Farrapo, localizada no município de Xanxerê. Metodologia: Esta pesquisa caracterizou-se como descritiva de natureza quantitativa. Participaram do estudo 66 meninas e 81 meninos, totalizando 147 alunos regularmente matriculados. Para a coleta de dados foi utilizada balança digital e fita antropométrica para o cálculo do IMC. Utilizou-se o parâmetro de Conde e Monteiro (2006) para apontar o estado em que o aluno se encontrava (Baixo Peso, Normal, Sobrepeso ou Obesidade). Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva (frequência relativa). O programa utilizado foi SPSS 22.0. Resultados: Os resultados mostraram que grande parte dos alunos (49%) possui um IMC ideal e somente 5% dos alunos apresentaram um baixo peso. Contudo, é necessário salientar que 33% dos alunos possuem sobrepeso e 13% apresentam obesidade. Conclusão: Conclui-se que o sobrepeso e a obesidade das crianças e adolescentes estão cada vez maiores, ainda, relacionados ao sedentarismo. Para estudos futuros, é sugerido que se efetue uma coleta de dados com mais alunos, além de ser preenchido um questionário sobre seu cotidiano em relação aos seus hábitos alimentares e em relação às suas práticas de atividades físicas.
Palavras-chave: Obesidade. Sobrepeso. IMC. Alimentação. Saúde.