A DANÇA COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Autores

  • Jaisson Bordignon Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Dirceu Luiz Cendron
  • Jaine Tais Legnani

Resumo

A Educação Física é uma das disciplinas mais importantes para o desenvolvimento humano, ela tem em seu conteúdo o esporte, a dança, a ginástica e a luta. Estes conceitos de prática corpórea estão, na maioria das vezes, relacionados à psicomotricidade, pois qualquer atividade que estimula o desenvolvimento passa pelo ato do pensamento e ação motora. A psicomotricidade possui os seguintes elementos envolvidos: esquema e imagem corporal, coordenação global, equilíbrio, dominância lateral, orientação espacial e lateral-espacial, orientação temporal, coordenação dinâmica das mãos. Portanto, a psicomotricidade está inserida na Educação Física e ela encontra na dança uma excelente ferramenta para auxílio do desenvolvimento, pois proporciona em suas atividades grande parte dessas variáveis. Objetivo: O subprojeto de Educação Física presente na Escola de Ensino Básico Governador Lacerda tem como objetivo oportunizar a melhora da psicomotricidade, da afetividade e da sociabilidade por meio de atividades que estimulem a ludicidade, espontaneidade e criatividade dos alunos participantes do PIBID naquela escola. Metodologia: Os métodos empregados fomentam a prática da Educação Física numa perspectiva que utiliza a dança como ferramenta para estimular o desenvolvimento dos alunos.  A estratégia para atrair os alunos preconiza o atendimento aos educandos para ambos os sexos no contraturno de ensino, ou seja, quem vai a aula pela manhã tem atividades do PIBID à tarde, e quem vai na aula à tarde tem atividades do PIBID pela manhã. As atividades realizadas na oficina de Dança são dinâmicas e variadas, elas incluem contagem de tempo, criatividade, afetividade, controle do ritmo musical, controle temporal para a coreografia, lateralidade, entre outros elementos. As atividades acontecem até que todos os alunos participem e se faz indispensável à exposição dos diversos estilos de música para proporcionar a todos as mesmas experiências e estimular a psicomotricidade e a criatividade. Outra metodologia usada para estimular o educando é a participação avançada nos eventos de dança, como os festivais municipais e apresentações em dias comemorativos (dia das mães, dia dos pais, festa junina, entre outros). Resultados Finais: Os resultados são expressivos, pois além de gerar desenvolvimento psicomotor, percebem-se mudanças, como a melhora do cuidado corporal, da autoestima, da sociabilidade, da afetividade e da psicomotricidade. Outro resultado observado também é o envolvimento pessoal, o amor e o gosto pela escola e assim faz com que o educando adote a escola como uma segunda casa. Conclusão: Conclui-se que o PIBID é altamente benéfico para os acadêmicos, pois faz com que sejam inseridos no mercado de trabalho, já para os alunos que frequentam o respectivo programa a melhora é imensurável, porque a evolução no campo psicomotor é apenas um dos elementos, ainda, pode-se citar a melhora da saúde, o hábito da prática de atividade física e a sociabilidade (inclui-se relacionamento aluno x aluno, aluno x professor), entre outros benefícios promovidos. Portanto, faz-se necessária a manutenção e ampliação do PIBID para que o programa continue a evoluir e ofereça a mais pessoas estes benefícios.

Palavras-chave: Educação Física. Psicomotricidade. Dança.

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Biografia do Autor

Jaisson Bordignon, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Área de Ciências biológicas e da saúde

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Publicado

2015-11-20

Como Citar

Bordignon, J., Cendron, D. L., & Legnani, J. T. (2015). A DANÇA COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/9241

Edição

Seção

Resumos