A POP ART COMO PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO ALUNO
Resumo
Introdução: O ensino da arte na educação básica apresenta-se como proposta na formação humana por meio das linguagens visuais. Em cada período histórico, social e cultural existe um paradigma que determina estilos, conceitos e concepções no âmbito educativo, consequentemente, no ensino da arte contemporânea. Observa-se que no ensino médio da educação básica, os alunos adolescentes manifestam determinadas atitudes que caracterizam a fase da formação de identidade, os quais são moldados intensamente por fatores externos, como: o cinema, a mídia, o consumismo, o modismo que influencia na sua personalidade. Por outro lado, percebe-se a ausência de alguns fatores considerados importantes na formação do adolescente, como a família, a escola, o convívio social e, o principal, a iniciativa do aluno em unir todos esses fatores para o desenvolvimento da sua identidade. Assim, a arte possibilita a construção do conhecimento artístico ao contextualizar as diferentes áreas do saber no contexto cultural e social do ser humano com seus significados, os quais são interpretados por meio das expressões de sentimentos, nas relações humanas e na aprendizagem. Objetivo: Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo promover a reflexão sobre a identidade do ser humano em diferentes contextos históricos, sociais e culturais com vistas para o ensino da arte popular contemporânea. Metodologia: Nesse contexto, o espaço escolar que os alunos frequentam, estudam e desenvolvem os processos do ensino e da aprendizagem na educação básica possibilita aos alunos vivenciar experiências estéticas nas produções artísticas por meio da linguagem visual do autorretrato, outdoor nas artes visuais, tela viva e teatro, com vistas para a reflexão sobre as produções artísticas com os alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio Inovador (EMI), na Escola Estadual Adelina Regis, a partir de um estudo sobre a forma como os alunos se identificavam na fase da adolescência, tendo como princípio a descoberta de quem sou eu e a compreensão de determinadas atitudes que eles apresentavam perante as situações de relacionamento no espaço escolar. Em seguida, as bolsistas do PIBID dialogaram e refletiram com os alunos a respeito da importância da identidade humana e do conceito teórico do movimento artístico Pop Art na arte contemporânea no século XX, os artistas e obras de arte por meio da leitura de imagem contextualizadas e com produções artísticas. Resultados: Na concepção dos alunos, das bolsistas e da comunidade escolar considerou-se o projeto relevante nos processos do ensino e da aprendizagem por ser uma oportunidade de desenvolver competências, habilidades e atitudes com práticas educativas. Sendo assim, a arte educação possibilita ações teóricas e práticas que contribuem na formação do aluno, enquanto identidade social e cultural, sensibilidade, estética, identificação dos materiais e técnicas, logo, estimulando a criatividade, habilidades, competência e atitudes com vistas para a Pop Art como proposta para a formação da identidade do aluno. Conclusão: Assim, a relevância desse estudo centraliza-se na arte educação com ações pedagógicas que contribuíram na formação da identidade do aluno na adolescência e a importância de construir uma personalidade perante a concepção de ser humano, de sociedade e de mundo por meio das produções artísticas que possibilitaram a experiência estética, a criatividade e o descobrir-se como sujeitos da construção do conhecimento.
Palavras-chave: Arte Educação. Ensino. Pop Art. Identidade. Arte Contemporânea.
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Referências
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