AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS GIGANTES E DOS BRINQUEDOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
Introdução: Neste estudo relata-se a importância dos Jogos Gigantes e de alguns brinquedos na Educação Física da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva, localizada no município de São Miguel do Oeste, SC. São apresentados alguns jogos e brinquedos construídos com os alunos e alguns pelos bolsistas do PIBID. Objetivo: Apresentar ações desenvolvidas na Educação Física escolar utilizando os Jogos Gigantes como uma forma lúdica, buscando o desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos e afetivo-sociais dos educandos. Metodologia: Os Jogos foram desenvolvidos com as turmas do 3º e 5º ano matutino e vespertino, totalizando aproximadamente 69 alunos. Foram confeccionados o jogo do xadrez e o boliche e alguns brinquedos, como os tamancos, pernas de pau e o pé de lata. O jogo do xadrez foi confeccionado pelas bolsistas do PIBID de Educação Física. O jogo do boliche foi desenvolvido com as turmas do 3º ano matutino e vespertino. Os brinquedos tamancos e o pé de lata foram confeccionados pelos alunos do 3º ao 5º ano. Já as pernas de pau foram confeccionadas por alguns pais dos alunos do 5º ano. Resultados: Apresentou-se resultados bem satisfatórios, pois os alunos interagiram muito com os jogos gigantes, além de inovar e criar novas experiências para eles. Buscou-se sempre o incentivo da prática e o gosto pela atividade física. Além de incentivar a prática de exercícios de forma lúdica, os jogos gigantes apresentam também a importância de atividades em grupo e da cooperação. O brincar com outras crianças é diferente do brincar sozinho, sendo que este foi um dos aspectos mais importantes dos jogos e dos brinquedos, no qual a socialização apareceu visível nos educandos, pois eles se ajudaram entre si para poderem brincar. Conclusão: O jogar e o brincar são muito importantes para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, pois além de trabalhar o cognitivo, o jogo ainda desenvolve a afetividade, raciocínio lógico, socialização, criatividade, imaginação, a cooperação com os outros, o saber ganhar e o saber perder, entre tantas outras coisas que podem ajudar na sua aprendizagem. Por isso, as aulas de Educação Física devem ser inovadoras, proporcionando estratégias interessantes e educativas, despertando o interesse pelo jogar ou brincar.
Palavras-chave: Jogos gigantes. Brinquedo. Brincar. Jogar. Inovação.