A ARTE TRANSFORMANDO OS ESPAÇOS ARQUITETÔNICOS NA ESCOLA

Autores

  • Sueli Perazzoli Trindade UNOESC
  • Elenice Schuler Unoesc
  • Ana Lúcia Moura UNOESC
  • Angela Maria Soares UNOESC
  • Estela Maris Albuquerque UNOESC
  • Regina Silva de Oliveira UNOESC
  • Sonia Maria Marmentini Borges UNOESC

Resumo

Em virtude da importância do estudo sobre o patrimônio público e cultural no ensino da arte na educação básica, que corresponde à cultura do povo, heranças culturais que existem desde o princípio da humanidade, as quais exigem articulações sobre as reflexões educativas, no contexto educacional esse assunto torna-se imprescindível para a compreensão do que é um patrimônio no contexto histórico de uma instituição escolar. Objetivo: Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo proporcionar aos alunos o conhecimento sobre a importância da preservação dos espaços arquitetônicos na escola. Sendo assim, a arte educação e a cultura possibilitam por meio da linguagem pictórica a transformação das edificações consideradas patrimônio histórico e cultural. Neste contexto, o ambiente é a escola que os alunos frequentam, estudam e desenvolvem os processos do ensino e da aprendizagem na educação básica. Metodologia: Com vistas para a reflexão da preservação do patrimônio público desenvolveu-se a produção artística com os alunos dos 3º anos do Ensino Médio Inovador (EMI), na Escola estadual Adelina Regis. A partir de um estudo dos espaços internos da escola para aplicar a restauração com pinturas, observou-se a necessidade existente na arquitetura da escola. Em seguida, as bolsistas do PIBID dialogaram e refletiram com os alunos sobre o conceito teórico do patrimônio público e cultural na arte e a situação problemática do espaço escolar interno, visando à produção artística por meio da linguagem do desenho e da pintura. A temática apresenta a diversidade cultural do ser humano no contexto histórico, social, cultural e educativo, com figuras sobre a inclusão social, a música, a dança, o teatro e o ser humano, vivenciando a arte e identificando a diversidade cultural no espaço educativo presente na restauração da arquitetura interna, o qual se situa no centro dessa edificação: a escola. Resultados finais: Na concepção dos alunos, das bolsistas e da comunidade escolar considerou-se o projeto relevante nos processos do ensino e da aprendizagem, em razão de ser uma oportunidade para desenvolver competências, habilidades e atitudes com práticas educativas que valorizam o espaço público, a convivência e o trabalho em equipe, a criatividade e a estética na produção artística. Ao observar o contexto educacional, verificou-se que este projeto possibilitou aos alunos um novo olhar sobre o patrimônio público, contribuindo, assim, para uma reflexão quanto à conservação e preservação da arquitetura. Conclusão: A relevância desse projeto do PIBID para os alunos centralizou-se na capacidade crítica, na experiência estética, na subjetividade humana, na convivência por meio da troca de ideias e no trabalho cooperativo e, principalmente, na habilidade de identificar cores, forma, dimensão e espaço, bem como analisar, sentir, descobrir e apreciar trabalhos artísticos, consequentemente, uma aprendizagem significativa com valores educacionais, mudança de atitudes no contexto escolar e também a importância do ensino da arte transformando espaços e possibilitando novas reflexões sobre as imagens presentes no cotidiano, as quais contribuem na formação do aluno, tornando-o protagonista na construção do conhecimento.

Palavras-chave: Arte Educação. Patrimônio Público. Ensino. Aprendizagem.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Sueli Perazzoli Trindade, UNOESC

 Coordenadora de área do PIBID no curso de Artes Visuais

Elenice Schuler, Unoesc

Supervisora do subprojeto de Artes Visuais- PIBID

Ana Lúcia Moura, UNOESC

Bolsista do PIBID- Artes Visuais

Angela Maria Soares, UNOESC

Bolsista do PIBID - Artes Visuais

Estela Maris Albuquerque, UNOESC

Bolsista do PIBID -  Artes Visuais

Regina Silva de Oliveira, UNOESC

Bolsista do PIBID - Artes Visuias

Sonia Maria Marmentini Borges, UNOESC

Bolsista do PIBID - Artes Visuais

Referências

ADORNO, Theodor Walter. Teoria estética. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes

CALABRESSE, Osmar. A linguagem da arte. Rio de Janeiro: Globo, 1987.

DE FUSCO, Renato. História da arte contemporânea. Lisboa: Editorial Presença, 1988.

GOMBRICH, E.H. Arte e ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

OSTROWER, F. Acasos e criação artística. Campus, RJ, 1989.

OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Campus Ltda, 1983.

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Publicado

2015-11-20

Como Citar

Perazzoli Trindade, S., Schuler, E., Moura, A. L., Soares, A. M., Albuquerque, E. M., Silva de Oliveira, R., & Marmentini Borges, S. M. (2015). A ARTE TRANSFORMANDO OS ESPAÇOS ARQUITETÔNICOS NA ESCOLA. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/9140

Edição

Seção

Resumos