A ARTE TRANSFORMANDO OS ESPAÇOS ARQUITETÔNICOS NA ESCOLA
Resumo
Em virtude da importância do estudo sobre o patrimônio público e cultural no ensino da arte na educação básica, que corresponde à cultura do povo, heranças culturais que existem desde o princípio da humanidade, as quais exigem articulações sobre as reflexões educativas, no contexto educacional esse assunto torna-se imprescindível para a compreensão do que é um patrimônio no contexto histórico de uma instituição escolar. Objetivo: Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo proporcionar aos alunos o conhecimento sobre a importância da preservação dos espaços arquitetônicos na escola. Sendo assim, a arte educação e a cultura possibilitam por meio da linguagem pictórica a transformação das edificações consideradas patrimônio histórico e cultural. Neste contexto, o ambiente é a escola que os alunos frequentam, estudam e desenvolvem os processos do ensino e da aprendizagem na educação básica. Metodologia: Com vistas para a reflexão da preservação do patrimônio público desenvolveu-se a produção artística com os alunos dos 3º anos do Ensino Médio Inovador (EMI), na Escola estadual Adelina Regis. A partir de um estudo dos espaços internos da escola para aplicar a restauração com pinturas, observou-se a necessidade existente na arquitetura da escola. Em seguida, as bolsistas do PIBID dialogaram e refletiram com os alunos sobre o conceito teórico do patrimônio público e cultural na arte e a situação problemática do espaço escolar interno, visando à produção artística por meio da linguagem do desenho e da pintura. A temática apresenta a diversidade cultural do ser humano no contexto histórico, social, cultural e educativo, com figuras sobre a inclusão social, a música, a dança, o teatro e o ser humano, vivenciando a arte e identificando a diversidade cultural no espaço educativo presente na restauração da arquitetura interna, o qual se situa no centro dessa edificação: a escola. Resultados finais: Na concepção dos alunos, das bolsistas e da comunidade escolar considerou-se o projeto relevante nos processos do ensino e da aprendizagem, em razão de ser uma oportunidade para desenvolver competências, habilidades e atitudes com práticas educativas que valorizam o espaço público, a convivência e o trabalho em equipe, a criatividade e a estética na produção artística. Ao observar o contexto educacional, verificou-se que este projeto possibilitou aos alunos um novo olhar sobre o patrimônio público, contribuindo, assim, para uma reflexão quanto à conservação e preservação da arquitetura. Conclusão: A relevância desse projeto do PIBID para os alunos centralizou-se na capacidade crítica, na experiência estética, na subjetividade humana, na convivência por meio da troca de ideias e no trabalho cooperativo e, principalmente, na habilidade de identificar cores, forma, dimensão e espaço, bem como analisar, sentir, descobrir e apreciar trabalhos artísticos, consequentemente, uma aprendizagem significativa com valores educacionais, mudança de atitudes no contexto escolar e também a importância do ensino da arte transformando espaços e possibilitando novas reflexões sobre as imagens presentes no cotidiano, as quais contribuem na formação do aluno, tornando-o protagonista na construção do conhecimento.
Palavras-chave: Arte Educação. Patrimônio Público. Ensino. Aprendizagem.
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Referências
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