LENDO O CORPO HUMANO ATRAVÉS DO GÊNERO LEGENDAS
Resumo
Introdução: A leitura é uma prática constante na qual se busca compreender o mundo e investigá-lo. Por intermédio das diferentes maneiras e formas de leitura podemos ampliar conhecimentos de ler, interpretar, reinterpretar, reelaborar, redefinir e criar novos significados com uma aproximação maior para o conhecimento. A simbologia existente na legenda permite interpretar o que está escrito na linguagem apresentada. Objetivo: Assim, o objetivo foi compreender as funções do gênero legenda na leitura do corpo humano, usando de jogos como recurso pedagógico. Metodologia: A partir da construção de material para o jogo pedagógico “Legenda do corpo humano”, trabalhou-se o conteúdo sobre o corpo humano. Os sujeitos participantes desta atividade foram 21 crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental, da escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho, Capinzal, SC, e as bolsistas pibidianas. Resultados: Ao final das atividades todos os alunos conseguiram realizar as atividades solicitadas no jogo, porém alguns tiveram maior dificuldade na execução, necessitando intervenção e mediação das pibidianas, e aprender sobre o corpo humano por meio de legendas auxiliou a criança a construir seu próprio mundo. Conclusão: Conclui-se que a legenda é um conteúdo muitas vezes de difícil entendimento e contém símbolos que representam os mais variados conteúdos, bem como sua descrição. Jogos com legendas como estratégias de ensino e de aprendizagem favorecem a criança na construção de seu próprio conhecimento, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões. A leitura de legendas, portanto, uma atividade necessária e fundamental nas práticas pedagógicas desenvolve a formação de novas habilidades para a criança.
Palavras-chave: Legenda. Corpo humano. Leitura.