JUDÔ COMO FORMA DE MOVIMENTO
Resumo
Introdução: Com o aumento de informações e tecnologias as pessoas tendem a se movimentar cada vez menos, com isso, devem ser oferecidas novas formas de estimular as pessoas a aderirem ao movimento, sendo assim, o judô se mostra um ótimo caminho para uma vida mais ativa. Objetivo: Com o objetivo de estimular a movimentação e a psicomotricidade dos educandos participantes do PIBID no centro de ensino da EEB Esther Crema Marmentini, foi introduzida a modalidade de judô. Esta, além de contemplar os requisitos citados, também trabalha a disciplina nos seus praticantes com base no código Bushido, uma “cartilha” de honra e conduta, na qual as artes marciais japonesas são regidas. Para tanto, foi apresentado o Judô na teoria a 20 adolescentes, com idades de 10 a 15 anos. Metodologia: As atividades aconteceram no contraturno escolar dos educandos, sendo que cada aula tinha a duração média de uma hora e trinta minutos. Primeiramente, os trabalhos foram voltados aos conhecimentos históricos da modalidade; em seguida foi trabalhada a parte física e motora dos alunos com a prática da luta, por meio de golpes que usam um sistema binário de forças, métodos de amortecimento em quedas, com a abrangência da filosofia de samurai do judô. Resultados: Depois de alguns meses de aulas foi percebida uma melhora significativa na disciplina dos praticantes da oficina durante as aulas de judô. Em diálogos com professores da instituição de ensino, obtiveram-se relatos de alunos que apresentavam comportamentos agressivos, os quais mudaram sua conduta após iniciarem as aulas. Conclusão: Com tudo isso podemos verificar que mesmo em meio ao mundo repleto de informações e tecnologias diversas as pessoas têm uma vontade intrínseca por movimento, e o judô pode ser uma saída extremamente válida para tornar as pessoas mais ativas fisicamente, com o intuito de formar cidadãos responsáveis e disciplinados para o mundo que os cerca.
Palavras-chave: Judô. Movimento. Disciplina.