A REPRESENTATIVIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE PARA AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Andrezza Aparecida Saraiva Piekas Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC
  • Juliana Fabris Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC
  • Méroli Saccardo dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC
  • Carlos Alberto Barp Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC
  • Sirlei Favero Cetolin Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC

Resumo

Neste estudo, buscou-se identificar os reflexos do Programa Pão da Vida no resgate de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Município de Xanxerê, SC. Além disso, propôs-se a investigar a expectativa do poder público municipal ao implantar o Programa e identificar a relação entre a expectativa e a situação de trabalho e renda dos jovens egressos. O estudo consiste em uma pesquisa cuja abordagem é exploratória e descritiva, com enfoque qualitativo e quantitativo, e, em relação aos procedimentos, consiste em um estudo de caso, com a análise de dados primários e secundários. Os resultados revelam que apesar de boa parte dos egressos ter melhorado sua condição socioeconômica, e de o poder público considerar que o Programa logrou êxito, foi possível constatar que não houve estudo prévio da realidade socioeconômica dos jovens envolvidos no Programa, bem como não se considerou o cidadão como sujeito ativo na formulação dessa política social, distanciando-se, assim, dos princípios de gestão social.

Palavras-chave: Gestão social. Políticas públicas. Pão da Vida. Vulnerabilidade social.

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Biografia do Autor

Andrezza Aparecida Saraiva Piekas, Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC

Economista, mestranda em Administração, área de concentração Sustentabilidade em Organizações

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Saraiva Piekas, A. A., Fabris, J., Saccardo dos Santos, M., Barp, C. A., & Favero Cetolin, S. (2015). A REPRESENTATIVIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE PARA AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8140

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

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