A REPRESENTATIVIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE PARA AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL
Resumo
Neste estudo, buscou-se identificar os reflexos do Programa Pão da Vida no resgate de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Município de Xanxerê, SC. Além disso, propôs-se a investigar a expectativa do poder público municipal ao implantar o Programa e identificar a relação entre a expectativa e a situação de trabalho e renda dos jovens egressos. O estudo consiste em uma pesquisa cuja abordagem é exploratória e descritiva, com enfoque qualitativo e quantitativo, e, em relação aos procedimentos, consiste em um estudo de caso, com a análise de dados primários e secundários. Os resultados revelam que apesar de boa parte dos egressos ter melhorado sua condição socioeconômica, e de o poder público considerar que o Programa logrou êxito, foi possível constatar que não houve estudo prévio da realidade socioeconômica dos jovens envolvidos no Programa, bem como não se considerou o cidadão como sujeito ativo na formulação dessa política social, distanciando-se, assim, dos princípios de gestão social.
Palavras-chave: Gestão social. Políticas públicas. Pão da Vida. Vulnerabilidade social.