ANÁLISE SOBRE A EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE PROPAGANDA NO FACEBOOK: CASE TIROL

Autores

  • Silvia Spagnol Simi dos Santos UNOESC
  • Danna Branco Luchetta

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso trata-se de uma pesquisa sobre a eficácia da utilização de propaganda no Facebook, analisando a fanpage da Tirol. Com a popularização da Internet, mais pessoas incluíram o mundo digital em suas vidas. Hoje, qualquer pessoa pode criar e compartilhar conteúdo na Internet, expondo suas opiniões para milhares de internautas. A informação deixou de ser de poucos para agora ser de muitos. Consequentemente, essa mudança modificou o panorama conhecido da comunicação de massa. As empresas começaram a prestar mais atenção na Internet, principalmente em decorrência das redes sociais. Além de disseminar conteúdo, as redes sociais tornaram-se uma ferramenta eficaz para o marketing de relacionamento e também para a realização de ações de propaganda. O consumidor, criador de conteúdo, está mais exigente e cada vez mais está buscando informações sobre produtos e serviços no meio digital. Por isso a necessidade da presença cada vez mais forte das empresas nas redes sociais, especialmente no Facebook, pois é lá que o consumidor está. O objetivo da pesquisa é descobrir o perfil dos fãs da Tirol no Facebook, se as ações de propaganda são percebidas pelo público-alvo e se elas induzem à compra. Aplicou-se uma pesquisa quantitativa nos usuários do Facebook que curtiam a fanpage da Tirol. Como resultado, pôde-se perceber que o Facebook é uma ferramenta essencial na manutenção da marca e no relacionamento com o consumidor, em razão da facilidade de acesso pelo público-alvo. Observou-se também que ações de branding podem induzir à compra de produtos, transformando curtidas em compras.  

Palavras-chave: Marketing digital. Facebook. Propaganda. Internet. Tirol.

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Biografia do Autor

Silvia Spagnol Simi dos Santos, UNOESC

Possui graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda, Especialização em Comunicação e Marketing e Especialização em Novas Mídias, Rádio e TV e é Mestre em Ciências da Linguagem, com foco na linguagem não verbal. Atualmente é Coordenadora dos cursos de Comunicação Social da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC campus de Joaçaba, e professora em várias disciplinas nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Radialismo.

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Publicado

03-09-2014

Como Citar

Simi dos Santos, S. S., & Luchetta, D. B. (2014). ANÁLISE SOBRE A EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE PROPAGANDA NO FACEBOOK: CASE TIROL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 117. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5257

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

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