EU ENTENDO O QUE ESCREVO? AS RELAÇÕES DE ESTRANHAMENTO E FAMILIARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PARA COM A ESCRITA CIENTÍFICA

Autores

  • Mateus Zardo UNOESC
  • Viviane Amann UNOESC
  • Taíza Gabriela Zanatta Crestani UNOESC

Resumo

Introdução: Escrever é um movimento rico em complexidade. Na travessia do Ensino Médio para o Ensino Superior,
os estudantes se vêem envolvidos em processos de adaptação, os quais dizem respeito tanto a forma de consumo
de informações, quanto à dinâmica da sala de aula e as propostas de aplicação dos conhecimentos. Objetivo: A
presente pesquisa aborda as relações dos estudantes de graduação com o universo da escrita científica,
buscando tecer reflexões sobre a maneira como estes se sentem e percebem no contexto da universidade e do
estilo de produção que ela exige. Método: A pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa. Para a coleta
de dados, os pesquisadores estruturaram um questionário com quatorze questões abertas. Este instrumento foi
lançado junto à Plataforma GoogleForms e disponibilizado por e-mail para os estudantes de graduação de uma
universidade situada no extremo oeste catarinense. A sistematização das informações obtidas por meio da
pesquisa de campo foram apreciados à luz do método hipotético-dedutivo. Assim, os pesquisadores levantaram
conjecturas sobre o tema a partir do contato com a bibliografia e, a partir disso, foi estruturada a apresentação e
discussão dos dados (no sentido de refutar ou confirmar as suposições estabelecidas antes do contato com o
público-alvo). Resultados: Os resultados desta pesquisa evidenciaram a necessidade de discussões e propostas que
ofereçam suporte emocional aos estudantes de graduação, tanto no sentido pedagógico quanto psicológico. Os
tópicos que mais apareceram nas respostas fornecidas pelos estudantes foram os seguintes: abuso de termos
técnicos, a distância entre a teoria e a prática, a diversidade de aspectos relacionados a metodologia de ensino, e
a abertura de espaços para compartilhamento de experiências ligadas à trajetória de formação. Conclusão:
Tendo isso em vista, compreende-se a necessidade de se refletir cuidadosamente sobre propostas de
acompanhamento dos estudantes, no sentido de fortalecer uma rede de apoio que fomente a descoberta de
potencialidades e o aprimoramento de habilidades referentes a escrita científica. Sugere-se a realização de
oficinas e workshops, que podem vir a ser desenvolvidas pelos estagiários do curso da pedagogia e da psicologia,
de modo a valorizar iniciativas de caráter inter e multidisciplinar tão necessárias para transformar as práticas
educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taíza Gabriela Zanatta Crestani, UNOESC

Professora de Psicologia do curso da UNOESC.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Zardo, M., Amann, V., & Zanatta Crestani, T. G. (2024). EU ENTENDO O QUE ESCREVO? AS RELAÇÕES DE ESTRANHAMENTO E FAMILIARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PARA COM A ESCRITA CIENTÍFICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e36254. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/36254

Edição

Seção

Campus São Miguel do Oeste

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>