EU ENTENDO O QUE ESCREVO? AS RELAÇÕES DE ESTRANHAMENTO E FAMILIARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PARA COM A ESCRITA CIENTÍFICA
Resumo
Introdução: Escrever é um movimento rico em complexidade. Na travessia do Ensino Médio para o Ensino Superior,
os estudantes se vêem envolvidos em processos de adaptação, os quais dizem respeito tanto a forma de consumo
de informações, quanto à dinâmica da sala de aula e as propostas de aplicação dos conhecimentos. Objetivo: A
presente pesquisa aborda as relações dos estudantes de graduação com o universo da escrita científica,
buscando tecer reflexões sobre a maneira como estes se sentem e percebem no contexto da universidade e do
estilo de produção que ela exige. Método: A pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa. Para a coleta
de dados, os pesquisadores estruturaram um questionário com quatorze questões abertas. Este instrumento foi
lançado junto à Plataforma GoogleForms e disponibilizado por e-mail para os estudantes de graduação de uma
universidade situada no extremo oeste catarinense. A sistematização das informações obtidas por meio da
pesquisa de campo foram apreciados à luz do método hipotético-dedutivo. Assim, os pesquisadores levantaram
conjecturas sobre o tema a partir do contato com a bibliografia e, a partir disso, foi estruturada a apresentação e
discussão dos dados (no sentido de refutar ou confirmar as suposições estabelecidas antes do contato com o
público-alvo). Resultados: Os resultados desta pesquisa evidenciaram a necessidade de discussões e propostas que
ofereçam suporte emocional aos estudantes de graduação, tanto no sentido pedagógico quanto psicológico. Os
tópicos que mais apareceram nas respostas fornecidas pelos estudantes foram os seguintes: abuso de termos
técnicos, a distância entre a teoria e a prática, a diversidade de aspectos relacionados a metodologia de ensino, e
a abertura de espaços para compartilhamento de experiências ligadas à trajetória de formação. Conclusão:
Tendo isso em vista, compreende-se a necessidade de se refletir cuidadosamente sobre propostas de
acompanhamento dos estudantes, no sentido de fortalecer uma rede de apoio que fomente a descoberta de
potencialidades e o aprimoramento de habilidades referentes a escrita científica. Sugere-se a realização de
oficinas e workshops, que podem vir a ser desenvolvidas pelos estagiários do curso da pedagogia e da psicologia,
de modo a valorizar iniciativas de caráter inter e multidisciplinar tão necessárias para transformar as práticas
educativas.