PROPOSTAS DE ARTICULAÇÃO DA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL (BÁSICA E ESPECIAL) NO QUE TANGE O ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM SÃO MIGUEL DO OESTE
Resumo
Introdução: O estudo se apresenta com o intuito de analisar as estratégias de
atendimento e acompanhamento de adolescentes que cumprem medidas
socioeducativas elaboradas pelas equipes técnicas dos setores que compõem a
rede de proteção social (básica e especial) do município de SM d'Oeste/SC.
Justificando-se, pela reunião de informações que oportuniza a análise dos avanços
construídos e dos desafios a serem superados pelos profissionais atuantes nesses
setores em relação ao atendimento integralizado do adolescente que cumpre
medida socioeducativa. Objetivo: Objetivou-se assim, também compreender de
que forma os profissionais que integram a equipe técnica dos setores compõem a
rede de proteção social (básica e especial) caracterizam os adolescentes que
cumprem medidas socioeducativas, para então, vislumbrar novas possibilidades de
atuação dos profissionais atuantes, com ênfase na atuação do profissional da
Psicologia. Método: Optou-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa de caráter
qualitativo, onde realizou-se entrevistas com os profissionais que fazem parte da
equipe técnica dos setores que estruturam a Rede de Proteção Social (básica e
especial), sendo: CRAS – Centro de Referência em Assistência Social e CREAS –
Centro de Referência Especializado em Assistência Social. Com a participação de
profissionais da psicologia e assistência social, as entrevistas foram gravadas e
posteriormente transcritas para análise dos dados e apreciação dos resultados.
Resultados: Ao analisar as estratégias de atendimento e acompanhamento de
adolescentes que cumprem medidas socioeducativas elaboradas pelas equipes
técnicas dos setores que compõem a rede de proteção social (básica e especial)
do município de SM d'Oeste/SC., é perceptível que ambos equipamentos atuam
para que uma política complemente a outra, visando e valorizando uma escuta
qualificada que contribui para identificar potencialidades e fragilidades em cada
adolescente e sua realidade. A partir disso, se desenha um caminho de
possibilidades de fortalecimento na vivência de cada adolescente, olhando para
além do ato infracional. Conclusão: O estudo contribuiu significativamente para a
otimização dos serviços e programas destinados ao atendimento e acompanhamento de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
Tornou-se evidente através do estudo e das práticas exercidas pelos profissionais
envolvidos, a necessidade de olhar para o adolescente que está em cumprimento
de medida socioeducativa em sua totalidade, sem reduções e estigmas, mas como
um sujeito de direitos que está em um movimento de se fortalecer e potencializar.
Palavras-chave: Adolescentes; Assistência Social; Medidas Socioeducativas;
Psicologia; Rede de Proteção Social.