A DISORTOGRAFIA E SUAS IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS NA ÓTICA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Taíza Gabriela Zanatta Crestani UNOESC
  • Mateus Valmir Kern UNOESC

Resumo

Introdução: A Disortografia merece atenção diferenciada, considerando as diferentes formas segundo as quais
pode interferir na saúde mental de pessoas que possuem este diagnóstico. Objetivo: Este projeto tem como
objetivos analisar de que maneira profissionais da educação compreendem a Disortografia e suas implicações
psicossociais. Para tanto, optou-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa tendo como recorte uma
instituição escolar situada na região oeste do Estado de Santa Catarina. Método: Para a coleta de dados, num
primeiro momento foram aplicados questionários abertos com dez profissionais da educação que atuam junto ao
Ensino Fundamental da instituição em questão, no intuito de reunir informações a respeito de como estes
profissionais caracterizam a Disortografia, e os desafios inerentes ao trabalho desenvolvido com crianças que
apresentam este diagnóstico. Após, foram efetuados dois grupos de discussão junto aos participantes, de modo a
proporcionar um espaço e reflexão sobre as formas de acompanhamento de crianças com o diagnóstico de
disortografia. Os dados obtidos foram analisados seguindo-se as orientações do método Análise de Conteúdo
(Bardin) Resultados: A realização deste estudo permitiu compreender a necessidade de a psicologia manter-se em
diálogo constante com os professores e psicopedagogos com vista a contribuir para a melhoria das relações de
ensino e aprendizagem, com ênfase nas especificidades apresentadas por crianças que apresentam dificuldades
e/ou transtornos de aprendizagem (como é o caso da Disortografia). Conclusão: Conclui-se que a atenção e o
cuidado junto a esta demanda requerem a atuação multidisciplinar, destacando-se a urgência de superar
discursos que patologizam o comportamento, e que, portanto, reduzem a experiência do educando ao
diagnóstico.

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Biografia do Autor

Taíza Gabriela Zanatta Crestani, UNOESC

Professora de Psicologia do curso da UNOESC.

Mateus Valmir Kern, UNOESC

Discente do curso de graduação em Psicologia, Unoesc, São Miguel do Oeste, SC

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Zanatta Crestani, T. G., & Kern, M. V. (2023). A DISORTOGRAFIA E SUAS IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS NA ÓTICA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33175. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33175

Edição

Seção

Campus São Miguel do Oeste

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