ESTUDO EXPERIMENTAL PARA ESTABILIZAÇÂO DE SOLO ARGILOSO COM ADIÇÃO DE BIOCHAR PROVENIENTE DA CASCA DE OVO COM ADIÇÃO DE 10, 12,14 E 16% DE CIMENTO

Autores

  • Heitor Luis vogt Unoesc Joaçaba
  • Fabiano Alexandre Nienov

Resumo

INTRODUÇÃO

O solo é um dos elementos mais importantes dentro da engenharia, visto que ele serve como suporte para as construções. Desse modo, torna-se evidente o conhecimento das características na determinação da capacidade de suporte. Quando o solo por si só não consegue atender aos esforços impostos, cabe a necessidade do seu melhoramento, o que possibilita ganho de resistência. Nesse contexto, a casca de ovo de galinha, insumo composto basicamente por carbonato de cálcio, traz consigo características benéficas para o uso em melhoramento de solo, aliado ao uso de material cimentante.

 

OBJETIVO

O presente trabalho visa avaliar o uso das cascas de ovo de galinha (biochar) triturados e secos em uma temperatura de 100 C°, juntamente com solo argiloso e cimento, em teores variados, tendo o objetivo de definir o possível ganho de resistência á compressão simples, e com os ensaios de Atterberg, que seguem em desenvolvimento, será possível a definição dos índice de plasticidade.

 

MÉTODO

Para determinação da resistência a compressão simples serão confeccionados 8 corpos de prova de 5cm de diâmetro por 10cm de altura para cada tipo de mistura. Será realizada a substituição de solo por biochar em 4, 6, 8 e 12% e adição de cimento em cada substituição em 10, 12 14 e 16%. Para cada mistura tem-se 8 corpos de prova que serão submetidos ao ensaio de resistência a compressão simples (14 e 28 dias), totalizando 128 corpos de prova. Como mencionado, também segue em desenvolvimento os ensaios de Atterberg, (Limite de Liquidez e Limite de Plasticidade).

 

RESULTADOS

De modo geral, o aumento do teor de substituição de solo argiloso por biochar triturado provocou o ganho de resistência à compressão simples, nos diferentes traços ensaiados o que se destacou com maior resistência foi a mistura com 12% de casca de ovo de galinha e adição de 12% de cimento, curada aos 28 dias, tendo atingido a maior resistência a compressão simples em comparação com o traço ensaiado com somente solo argiloso e cimento.

 

CONCLUSÃO

O biochar obtido com as cascas de ovos de galinha tem demonstrado um potencial benéfico em misturas com solo argiloso e cimento. Além disso, sua geração ocorre em grande escala, conforme estimado, tornando ainda mais relevante o seu reaproveitamento. Sendo assim, a utilização de cascas de ovos trituradas em misturas com solo argiloso e cimento traz consigo um potencial benéfico, tanto pelo ganho de resistência, como pelo reaproveitamento de um resíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

vogt, H. L., & Nienov, F. A. (2024). ESTUDO EXPERIMENTAL PARA ESTABILIZAÇÂO DE SOLO ARGILOSO COM ADIÇÃO DE BIOCHAR PROVENIENTE DA CASCA DE OVO COM ADIÇÃO DE 10, 12,14 E 16% DE CIMENTO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e36055. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/36055

Edição

Seção

Campus Joaçaba

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>