ESTUDO DAS CONDIÇÕES DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA NA SC-355, EM TRECHO DE LIGAÇÃO ENTRE A BR-153 E O MUNICÍPIO DE JABORÁ – SC

Autores

  • Gislaine Luvizão Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Fabiano Alexandre Nienov UNOESC
  • Lucas Quioca Zampieri UNOESC
  • Marina Mores UNOESC

Resumo

O estudo buscou avaliar as condições da rodovia SC-355, localizada nos municípios de Jaborá e Concórdia, no meio Oeste catarinense. A falta de gerencia e planejamento é um dos principais fatores que contribui para o aumento dos problemas na estrutura de um pavimento. O estudo mostra a realidade desse descaso, isto porque o pavimento tem uma idade superior a 40 anos e sua ultima manutenção significativa ocorreu no inicio dos anos 90, sendo assim a pista encontra-se em elevado estado de degradação, fator causado além da idade, pelo alto trafego presente na via. As patologias encontradas no trecho são variadas como: trincas interligadas, trincas isoladas, fissuras, panelas, degastes, afundamento consolidado, escorregamento e remendos superficiais, além de um elevado desnível do acostamento com a pista de rolamento. A avaliação da estrutura do pavimento foi dividida em duas fases, a primeira através dos ensaios de campo, levantamento deflectométrico e sondagem, a segunda através da analise de dados. Com os resultados obtidos ficou perceptível que devido à falta de manutenção preventiva, ocorreu uma redução da vida útil do pavimento. Em meio a todos os problemas é possível perceber que uma simples operação como as que ocorrem de rotina como “tapa buracos” não resolvem mais o problema do pavimento. Sendo que algumas solução possíveis para a recuperação do pavimento poderiam ser, a reciclagem profunda, reciclagem  superficial, recapeamento ou o Whitetopping.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Luvizão, G., Nienov, F. A., Zampieri, L. Q., & Mores, M. (2016). ESTUDO DAS CONDIÇÕES DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA NA SC-355, EM TRECHO DE LIGAÇÃO ENTRE A BR-153 E O MUNICÍPIO DE JABORÁ – SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11004

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>