ANÁLISE COMPARATIVA DE PARÂMETROS DO SOLO OBTIDOS POR MEIO DE SONDAGEM DO TIPO SPT E CPTU
Resumo
Surgem dúvidas no momento de implantar uma nova obra de construção civil qual tipo de investigação geotécnica melhor se adequa ao tipo de solo e ao porte da edificação a ser construída. Diante desse questionamento decidiu-se realizar um estudo comparativo, buscando verificar as diferenças dos resultados entre dois métodos para determinar a capacidade de carga em fundações profundas muito utilizados pela comunidade de engenheiros especializados em fundações, o SPT e o CPTu. Realizou-se estimativa de parâmetros do solo por meio de correlações sugeridas por autores diversos. Com a resultante destas estimativas pode-se concluir que a diferença entre os parâmetros baseando-se em um ou outro tipo de sondagem se demonstrou muito semelhante, sem grandes disparidades. Neste trabalho fez-se também a estimativa de capacidade de carga baseando-se em vários métodos teóricos e semi-empíricos. Na maioria dos resultados por métodos teóricos obtiveram-se resultados superiores de resistência comparando-se aos semi-empíricos. Dentre os métodos semi-empíricos, quando utilizados dados do CPTu as estimativas de carga foram menores que os resultados baseados no ensaio de SPT. Ao final de todos estes estudos conclui-se que por meio do ensaio de CPTu os resultados obtidos são mais conservadores na maioria das situações e se levarmos em consideração o método de execução do ensaio pode-se tratar o método como mais seguro em seus resultados, pois demanda maior controle tecnológico e apresenta resultados ao longo de todo o perfil, não apenas a cada metro de perfuração, como ocorre com o SPT.Downloads
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Publicado
13-09-2017
Como Citar
Nienov, F., Nienov, F. A., Gratt, A., Luvizão, G., & Zampieri, L. Q. (2017). ANÁLISE COMPARATIVA DE PARÂMETROS DO SOLO OBTIDOS POR MEIO DE SONDAGEM DO TIPO SPT E CPTU. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14302
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino