ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UM SOLO DE BAIXA RESISTÊNCIA DA REGIÃO DE CONCÓRDIA – SC, ESTABILIZADO COM TRÊS TEORES DE CAL
Resumo
No intuito de avaliar o potencial de melhoria que as adições químicas tendem a conferir a um solo, este estudo apresenta a estabilização de um solo argiloso utilizado na região de Concórdia – SC por meio de adição de cal. O estudo foi realizado submetendo o solo a ensaios de caracterização a fim de classificá-lo e determinar suas principais propriedades A resistência das misturas foram determinadas em ensaios de resistência à compressão simples e ISC em corpos-de-prova cilíndricos com cura de 7 e 14 dias para os teores de 3 %, 6 % e 9 % de adição de cal em relação à massa seca do solo. Os resultados demonstram que a capacidade de suporte ISC cresce quando acrescidos os teores de adição de cal para a cura aos 7 dias. O que ocorre com a expansão é totalmente o oposto: quanto maior o teor adição aferido ao solo, essa resulta em um valor que decresce de acordo com o aumento do tempo de cura. Os ensaios de resistência à compressão simples somente foram possíveis para os corpos-de-prova com 9 % de adição, os quais propiciaram uma maior tensão de ruptura referente ao tempo de cura também acrescido. Os corpos-de-prova com 6 % de adição somente apresentaram cimentação a partir dos vinte dias de cura. Partindo dessa premissa, concluiu-se que o teor de 9 % de adição de cal proporcionou ao solo melhor resultado quanto à compressão simples, ISC e expansão em comparação aos outros teores avaliados, levando em consideração que para a utilização em obras a liberação dos trechos a serem estabilizados deve demandar o menor tempo possível, combinando bom desempenho e agilidade.Downloads
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Cordeiro, F., Zampieri, L. Q., Nienov, F. A., & Luvizão, G. (2016). ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UM SOLO DE BAIXA RESISTÊNCIA DA REGIÃO DE CONCÓRDIA – SC, ESTABILIZADO COM TRÊS TEORES DE CAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10934
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino