ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO PROGRAMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Isis Manfroi Pelegrinello Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus Videira - UNOESC
  • Karine de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, Videira, SC, Brasil.
  • Nathali Falchetti Cossul Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, Videira, SC, Brasil.
  • Adriano Schlosser Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, Videira, SC, Brasil.

Resumo

Introdução: O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) desempenha um papel crucial na
execução de medidas socioeducativas voltadas para indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco
social, especialmente aqueles que tiveram seus direitos violados. No contexto das políticas públicas de assistência
social, o CREAS se configura como um espaço estratégico para a intervenção psicossocial, atuando diretamente
na reabilitação e reintegração social de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, como prestação de
serviços à comunidade e liberdade assistida. Tendo consciência das diversas áreas de atuação da Psicologia, a
atuação da psicologia na assistência social representa um olhar subjetivo e especializado ao sujeito em sua
dimensão psicossocial, com o intuito de promover a prevenção e proteção de seus direitos. Objetivo: Apresentar
um relato de experiência realizado em Estágio Obrigatório no Centro de Referência Especializado de Assistência
Social (CREAS) do município de Caçador-SC, a partir das atividades realizadas foram voltadas para o programa de
Medidas Socioeducativas. O enfoque foi voltado a adolescentes em cumprimento de programas de Medidas
Socioeducativas, através da Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços a Comunidade (PSC), quais devem
contribuem para o acesso aos seus direitos, proteção social e mudança de valores. Método: As atividades
ocorreram durante o primeiro semestre de 2024, juntamente com a esquipe multidisciplinar, constituído por
profissionais da psicologia, direito e assistência social. As intervenções ocorreram através da observação da equipe,
acompanhamento dos adolescentes em suas medidas e realizações de grupos, os quais eram realizados
mensalmente com os usuários do programa. Resultados: Durante as atividades realizadas, observou-se o aumento
no processo de conscientização dos participantes frente a informações sobre os direitos e proteção social dos
usuários, promovendo reflexões para mudança de valores. Durante as oficinas, foram debatidos temas envolvendo
educação, violência sexual, cultura e autoconhecimento. Conclusão: Os resultados experienciais permitiram maior
compreensão dos processos realizados ao combate a proteção de direitos e a criminalidade na juventude,
evidenciando que essa dificuldade possui sólidas raízes de contextos socioculturais e contextuais. Através de
programas e apoios efetivos, como o de Medidas Socioeducativas, é possível promover iniciativas que auxiliam
efetivamente na elaboração de estratégias para um novo ciclo de vida e acesso aos direitos, por meio da criação
de planos individuais de atendimento (PIA), buscas ativas e grupos de convivência, por exemplo.
Palavras-chave: Psicologia Social e Comunitária ; Medidas Socioeducativas; CREAS.

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Manfroi Pelegrinello, I., Oliveira, K. de, Cossul, N. F., & Schlosser, A. (2024). ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO PROGRAMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e36007. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/36007

Edição

Seção

Campus Videira

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