APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM NEUROANATOMOFISIOLOGIA: O IMPACTO DOS ESTÍMULOS EMOCIONAIS NA PERFORMANCE DE VOLUNTÁRIOS EM UMA TAREFA DE ARREMESSO

Autores

  • Laura Confortin Baldissera Discente do curso de graduação em Psicologia, Unoesc, Chapecó, SC
  • Tais Gabriela Wiggers Discente do curso de graduação em Psicologia, Unoesc, Chapecó, SC
  • Maria Marlene Ost Discente do curso de graduação em Psicologia, Unoesc, Chapecó, SC
  • Zeli Ribeiro Discente do curso de graduação em Psicologia, Unoesc, Chapecó, SC
  • Stephane Terres Sanzovo Discente do curso de graduação em Psicologia, Unoesc, Chapecó, SC
  • Fernando Schorr Grossl Unoesc Campus Chapecó

Resumo

A Neuroanatomofisiologia é um campo vital no estudo do sistema nervoso, que desempenha um
papel fundamental na compreensão das patologias psicológicas. A investigação detalhada das conexões
sinápticas é essencial para decifrar as complexas interações entre percepção, ação, emoção e aprendizado,
proporcionando uma base essencial para compreender o funcionamento da mente humana. O componente
curricular busca abordar esses temas por meio de metodologias ativas. O objetivo deste estudo é
descrever a aplicação de metodologias ativas, com foco em atividades em grupo, durante o componente
curricular de Neuroanatomofisiologia. O método se desdobrou em três etapas distintas: inicialmente, três
voluntários foram designados para realizar a tarefa de arremessar uma bola com o objetivo de acertar uma cesta
de basquete, sem a presença de qualquer manifestação da plateia. Na etapa seguinte, os mesmos voluntários
foram vendados, reafirmando o desafio de acertar a cesta de basquete. No entanto, uma variável crítica foi
introduzida: a plateia, devidamente orientada, passou a emitir estímulos que abarcavam uma gama de respostas
emocionais, incluindo estímulos positivos, negativos e neutros, direcionados a cada um dos voluntários. Na última
etapa do procedimento, os voluntários retomaram os arremessos, mas agora sem as vendas que limitavam sua
visão. Este estágio permitiu avaliar o impacto das experiências anteriores com os estímulos da plateia na
performance dos voluntários. Os resultados revelaram que, após a exposição aos estímulos emocionais
(positivos, negativos e neutros), os desempenhos dos voluntários variaram significativamente. Observou-se um
desempenho melhor após estímulos positivos, uma diminuição no desempenho após estímulos negativos e uma
manutenção do desempenho inicial para o voluntário que não recebeu estímulos emocionais (neutros).
 Em resumo, a aplicação de metodologias ativas proporcionou aos estudantes a oportunidade de
explorar como os processos cognitivos moldam o comportamento humano em situações do dia a dia.

Palavras-chave: Neuroanatomia; Psicologia ; Anatomia ; Transtornos do Comportamento Social; Neuropsicologia.

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Confortin Baldissera, L., Gabriela Wiggers, T., Marlene Ost, M., Ribeiro, Z., Terres Sanzovo, S., & Schorr Grossl, F. (2023). APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM NEUROANATOMOFISIOLOGIA: O IMPACTO DOS ESTÍMULOS EMOCIONAIS NA PERFORMANCE DE VOLUNTÁRIOS EM UMA TAREFA DE ARREMESSO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33385. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33385

Edição

Seção

Campus Chapecó

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