NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DE ADOLESCENTES DA MICRORREGIÃO DE JOAÇABA – SC – BRASIL

Autores

  • Lucas Domenik da Silva Cesarino Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Leoberto Ricardo Grigollo

Resumo

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar o nível de atividade física e o comportamento sedentário de adolescentes. Estudo epidemiológico de delineamento transversal quantitativo. A amostra foi de 1.771 adolescentes de 12 a 15 anos, sendo 845 (47,71%) do sexo feminino e 926 (52,29%) do sexo masculino. Os dados foram coletados por meio de questionários. Para a verificação do nível de atividade física foi utilizado o questionário Self-Administred Physical Activity Check-list, validado por Farias Junior et al. (2012). Para a avaliação do tempo de tela foi utilizado o questionário na versão brasileira QASA (Bacil et al., 2018). Todas as estatísticas descritivas são apresentadas como média ± desvio padrão, a menos que especificado de outra forma. Uma variável dicotômica foi criada para categorizar atividade física como <300 = baixo ativo e > 300 = alto ativo. O sedentarismo impactou em 31,3% (556) adolescentes da microrregião de Joaçaba O sexo feminino apresentou um percentual de sedentarismo maior que o masculino, respectivamente 35,1% e 23,7%. Os meninos apresentam uma média de horas de tempo de tela durante a semana e nos finais de semana maior do que as meninas. Durante a semana os meninos apresentam a média de 23,38 horas de tela, já as meninas têm 19,45 horas. Nos finais de semana, os meninos apresentam 12,46 horas e as meninas 11,36 horas. Na microrregião de Joaçaba, os adolescentes apresentam frequência elevada de sedentarismo e tempo de tela, trazendo preocupações com o futuro desses adolescentes, em relação à sua saúde.

Palavras-chave: Sedentarismo. Atividade Física. Estudantes.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

da Silva Cesarino, L. D., & Grigollo, L. R. (2022). NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DE ADOLESCENTES DA MICRORREGIÃO DE JOAÇABA – SC – BRASIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31899. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31899

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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