INFLUÊNCIAS DO PESO DA MOCHILA EM CRIANÇAS
Resumo
Quando a mochila escolar é utilizada de maneira incoerente e com um peso desproporcional à massa do indivíduo, ela pode se tornar um grande problema. A infância é um período no qual os indivíduos estão em constante desenvolvimento de seu corpo, consequentemente um trauma pode desencadear problemas futuros ou acompanhar os mesmos pelo resto de suas vidas. O objetivo deste trabalho é verificar o peso das mochilas e estabelecer relações com a saúde dentro da escola. O projeto foi aplicado em uma escola da rede pública de ensino, com crianças de terceiro e quarto ano, totalizando 34 alunos. A intervenção se constituiu de um diálogo sobre os problemas decorrentes do sobrepeso da mochila, posteriormente a pesagem das mesmas e a pesagem da massa dos alunos. Os resultados do teste foram expostos e realizou-se uma atividade prática lúdica, na qual os alunos foram desafiados a montar uma mochila utilizando somente materiais necessários além de realizar-se atividades para correção da postura. Dentro dos valores analisados observa-se que somente 28,57% das crianças carregam peso inadequado à sua estrutura corporal e utilizam a mesma de maneira incorreta, sem os ajustes necessários. Os alunos se mostraram muito satisfeitos em relação à intervenção e todos participaram de forma efetiva do processo, já que o tema escolhido foi algo que não está na rotina, despertando olhares e curiosidade. O estágio foi significativo para a formação acadêmica, pois expôs que a Educação Física vai além dos esportes e jogos tradicionais, comprovando a importância de conteúdos relativos à saúde.