A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DE HÁBITOS DE HIGIENE

Autores

  • Elisabeth Baretta UNOESC
  • Leoberto Ricardo Grigollo Unoesc
  • Andressa Zaccaron de Souza Unoesc

Resumo

Hábitos e comportamentos adotados durante a vivência escolar são fatores determinantes para o processo de assimilação e aquisição do conhecimento para os educandos. Conscientes desse contexto, esta prática objetivou estimular hábitos de higiene em escolares da Educação Infantil nas aulas de Educação Física, por meio de atividades lúdicas. O trabalho foi desenvolvido no componente curricular de Estágio Multidisciplinar I do curso de Educação Física, Licenciatura, da Unoesc campus de Joaçaba e aplicado em uma escola da rede municipal de ensino, nas turmas de pré-escolar, totalizando 70 alunos. Foram promovidos debates e aplicadas atividades lúdicas de forma recreativa, utilizando materiais alternativos, simulação em bonecos e utilização de figuras ilustrativas com a finalidade de auxiliar e conscientizar as crianças sobre a importância dos hábitos de higiene corporal, saúde alimentar e do ambiente onde estão inseridos. Este momento do estágio demonstrou o quanto é gratificante estar perto das crianças e repassar o conhecimento vivenciado em sala de aula por meio da prática. Dessa forma, a promoção das práticas de higiene na escola é um fator determinante para promoção da qualidade de vida e da saúde de uma determinada sociedade.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Baretta, E., Grigollo, L. R., & Souza, A. Z. de. (2016). A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DE HÁBITOS DE HIGIENE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11315

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

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