A ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL FRENTE A APAE: APONTAMENTOS TEÓRICOS
Resumo
Introdução: A APAE apresenta a função de promover o desenvolvimento e acolhimento da criança com deficiência, dispondo de serviços de saúde, educação e assistência social, o qual auxilia tanto os pais como as pessoas que ali frequentam. Objetivo: A presente investigação de natureza teórica baseia-se no buscou identificar estudos sobre a alteridade no contexto da educação especial na APA. Método: Sendo um estudo de natureza teórica, a investigação foi realizada por meio de leitura de artigos científicos de forma não sistemática, sendo selecionados 22 artigos para análise. Resultados: Os resultados obtidos apontam que a alteridade com as pessoas com deficiência é um excelente método de respeito e empatia, tendo em vista que é necessário ser realizada diariamente. Assim, segue mostrando a necessária importância da educação especial e o bom desenvolvimento frente as APAES, para estar atuando diretamente com os usuários.
Conclusão: O presente trabalho permitiu analisar a trajetória da APAE e da educação especial, visando observar o processo de alteridade das pessoas com deficiência na educação especial. A difícil inserção nos contextos escolares, e na sociedade em geral afetam diariamente a vida de cada um , porém a alteridade com o intuito de auxiliar nesse processo.